Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A ilustração foi elaborada pelas crianças a frequentar a Educação Pré-escolar, em Maçãs de Dona Maria. O desafio enquadrou-se nos temas de interesse do grupo, nos diálogos sobre as preocupações para com o meio ambiente e práticas de separação do lixo, que acontecem diariamente, pois as crianças utilizam ecopontos que elas próprias construíram e têm no recinto exterior de recreio, junto da horta um depósito de compostagem onde colocam restos de plantas e as cascas das frutas dos lanches, contribuindo para criar terra com nutrientes ricos para as árvores da escola.
Através dos diálogos, as crianças sempre demonstraram preocupação com o lixo atirado para o chão, lixo que acaba por ir ter ao mar, havendo a probabilidade de os animais marinhos poderem confundi-lo com comida, como por exemplo, as tartarugas engolirem plástico em vez de águas-vivas. As espécies que se encontram em perigo de extinção, ao ingerir lixo podem morrer perdendo-se desse modo biodiversidade – a título de exemplo refira-se , a tartaruga-de-couro.
Mediante orientação da educadora, foram feitas pesquisas sobre o ciclo da água, ciclo das árvores, habitats terrestres e marinhos. Foram escutadas histórias, canções e videoclips infantis sobre a poluição, ações do Homem nos oceanos e ações benéficas para o ambiente. As crianças mais velhas do grupo começaram a desenvolver os seus desenhos e pinturas, sendo que duas se juntaram a elaborar a ilustração a concurso. Os materiais utilizados foram papel cavalinho de tamanho A3, lápis de cor, lápis grafite, marcadores de feltro, aguarelas; foram aplicadas as técnicas de desenho, decalque, contorno e sopro.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O grupo deu poderes ao Ecolápis na figura da tartaruga, dando-lhe um bico que filtra os alimentos e não a deixa comer lixo nem plásticos; a carapaça tem orelhas pequenas que detetam os mais pequenos ruídos e junto às patas tem barbatanas que lhe permite nadar muito rápido se as orelhas detetarem redes de pesca. As crianças deram-lhe patas longas para a ajudar em terra e no mar, a tirar restos de redes de cima das algas e com o bico juntar, levar para terra e colocar no ecoponto. Depois com a ajuda das asas vai voar de árvore em árvore e de flor em flor, vai polinizando para ajudar a manter a biodiversidade.