Escola EB1/JI do Linhó (Sintra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Para a realização deste trabalho, as crianças tomaram contacto com o ciclo do Ecolápis, a coordenadora do projeto Eco- Escolas recordou quais as atitudes a ter para haver uma boa sustentabilidade, dialogando com os alunos sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos; Como as crianças já possuíam conhecimento sobre animais, só foi necessário questioná-los sobre esse tema, não sendo necessário pesquisar. Os materiais utilizados foram: lápis de carvão e de cor, canetas de feltro, lápis de pastel de óleo e de cor aquareláveis
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O grupo A, antes de iniciar discutiu e após a discussão, colocou a descrição do que iriam fazer:
Os três superpoderes que nós escolhemos para o nosso Ecolápis são: reciclar, replantar e acabar com a seca.
Para o Ecolápis apanhar no mar e na terra resíduos e depois reciclar, ou colocar nos respetivos ecopontos.
Em relação ao replantar é fazer com que, através da telecinesia, reviva as plantas, para isso colocamos as asas no eco lápis.
O super Ecolápis coloca as asas em volta da planta que está a morrer ou que está morta e através da mente que comunica com as asas faz as plantas reviverem.
Quanto ao acabar com a seca, o eco lápis tem os tentáculos que sugam a água do mar e transformam em água potável.