Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola EB 2,3 de Briteiros (Guimarães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Ciências Naturais/ Direção de Turma em articulação com o Projeto Eco-Escolas e foi lançado, aos alunos do 6º ano de escolaridade, o desafio de criarem um super-ecolápis, com a exploração e debate sobre a temática da Sustentabilidade Ambiental. Após alguns alunos terem assistido online à Oficina de Ilustração “Super-Ecolápis”, realizado no dia 7 de março.
Após esta fase de motivação, os alunos desenvolveram a sua criatividade e deram asas à sua imaginação, aplicando diferentes técnicas e materiais de pintura, como por exemplo, lápis de cor.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
“Este animal é baseado num lápis (o elemento principal), uma cabeça de gato, orelhas de raposa, antenas de abelha, um corpo de leopardo, uns tentáculos potentes de polvo, uma cauda de peixe, umas patas de aranha e umas asas de borboleta.
Os Superpoderes:
O lápis representa o estudo e a criação global da Terra mas também tem como superpoder, apagar desastres como lixo deixado, animais feridos e as criaturas destruidoras como a vespa asiática.
As orelhas de raposa representam o ouvir as coisas, como por exemplo, criaturas destruidoras. Elas são capazes de ouvir desastres alertando, assim, o lápis.
As antenas das abelhas representam o poder de iluminar e de fazer brilhar as capacidades de bondade em diferentes locais do mundo alertando assim, que não se precisa passar por aquele lugar para o limpar ou apagar negatividades.
O corpo de leopardo representa a força da natureza e da bondade ou seja consegue libertar energias positivas brilhando pelas manchas mas também serve de proteção da criatura.
Os tentáculos representam aspiradores de lixo no mar mas também uma proteção fortíssima fazendo com que os animais estejam protegidos do mal e das pessoas mal-intencionadas.
As asas da borboleta representam a magia das borboletas e das fadas protegendo assim os insectos das toxinas químicas e também liberta um pó amarelado brilhante para se diluir no solo e em todo o planeta Terra e assim acabam-se as maldades e as toxinas químicas.
A cauda do peixe representa uma híper-proteção marinha protegendo o mar e ajudando na criação e reprodução de animais mas também, ajuda a acalmar o mar quando estiver muito agitado.
As patas da aranha representam a proteção das criaturas pretas.”