Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis

Escola EB1/PE com Creche Engº Luís Santos Costa (Machico)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio “Super-Ecolápis” iniciou-se com a apresentação e explanação do regulamento do referido passatempo, bem como do seu enquadramento e dos principais objetivos que se pretendiam alcançar.
A temática dos super-heróis e dos superpoderes cativou, desde logo, os nossos alunos, por ser um tema recorrente no imaginário das nossas crianças, facto que, aliado ao interesse crescente que as temáticas ambientais também apresentam nesta faixa etária, fez com que a motivação para a participação neste desafio fosse consensual.
Como ponto de partida para as ilustrações elaboradas, foram analisados e trabalhados os materiais disponibilizados pela ABAE, nomeadamente a brochura do Ecolápis e o cartaz do ciclo de vida do Ecolápis da Faber-Castell. Paralelamente, foram ainda realizadas pesquisas em contexto de sala de aula, recorrendo a livros, revistas e à internet, nomeadamente no link disponibilizado no site da ABAE.
Foi, igualmente, elencado um conjunto de caraterísticas e especificidades que a personagem poderia apresentar, sem esquecer os superimportantes superpoderes da mesma, que deveriam estar bem patentes no trabalho final.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
DETETOR DE LIXO
– Deteta contaminantes de vários tipos e transmite uma frequência que é analisada por recetores vermelhos.
BRAÇO TENTACULAR EXTENSÍVEL
- Para recolher lixo onde quer que seja. As ventosas roxas atraem e prendem os resíduos de vários tipos.
VISÃO DE INFRAVERMELHOS
- Permite descobrir lixo que não aparece no espetro eletromagnético visível e, por isso, não é captado pelo olho humano.
LÁPIS PROPULSORES A ENERGIA SOLAR
– Permitem a deslocação supersónica para qualquer lado, quando entra em missão.
BRAÇO RAMIFICADO
– Representa a ligação à natureza “verde” e atua como produtor e purificador de ar.
PAINEL DE COMANDOS COM SENSORES
– Aciona o tipo de superpoder a ser usado em cada situação específica de alarme.
NARIZ ECOLÓGICO
- Capta odores malcheirosos do lixo acumulado em lugares impróprios, permitindo a sua posterior recolha e tratamento.
CAUDA DE PEIXE
– Permite a sua deslocação no meio aquático.