Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola Básica dos Castanheiros (Odivelas)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Foi lançado, à turma C do quinto ano da Escola Básica dos Castanheiros, o desafio de criar um super-herói das causas ambientais, Super-ecolápis, desafio Faber Castell.
Nas aula de Educação Tecnológica foi visionado o vídeo de apresentação da origem dos lápis da Faber Castell, “Escute o som da nossa pegada de carbono neutra…”. Neste vídeo foram destacados os procedimentos sustentáveis adotados pela empresa, através da reflorestação dos espaços onde outrora se cortaram as árvores para o fabrico dos lápis.
Na explicação da tarefa a realizar a turma dialogou sobre a importância da existência de um Super-ecolápis e todos concordaram que enquanto houver poluição e enquanto os recursos naturais estiverem em risco de desaparecer, toda a ajuda é proveitosa e que eles também podem contribuir para um mundo sem poluição sendo consumidores responsáveis e colocando o lixo nos ecopontos.
Cada aluno desenhou o seu Super-ecolápis e depois de terem escrito um pequeno texto sobre os seus superpoderes foram ilustrados os lugares, os espaços onde os super- ecolápis entram em ação.
Os trabalhos foram realizados de forma entusiasmada por todos, numa folha de papel cavalinho A4, com acabamentos a lápis cor e canetas de feltro, e no final foi selecionado o desenho, da Carolina Coelho, por ser o que melhor ilustra o Super-ecolápis a demonstrar os seus poderes.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
“Eu sou o Hugo um Super-ecolápis, tenho o poder de voar e de os meus braços esticar para recolher o lixo que anda no ar, na terra e no mar.”