Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola Secundária Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Concurso Ecolápis 2023
Escola Secundária Ferreira de Castro
10º ano do Curso de Técnico de Design
Aluna: Èrica Oliveira n.º 19687
Memória Descritiva:
Tomei conhecimento do concurso através do Workshop online | Oficina de Ilustração “Super-Ecolápis” que decorreu no dia 1 de março, às 11h, na nossa aula de Desenho de Comunicação.
Ao pensar no animal que me poderia inspirar veio-me imediatamente a ideia de um axolotle. O axolotle é também conhecido como axolote e é uma espécie de salamandra que não se desenvolve na fase de larva, permanecendo nesse estado mesmo em adultos. É um exemplo de animal neoténico, pois conserva durante toda a vida brânquias externas, uma característica do seu estado larval. Este animal apesar de ser visto maioritariamente na água também pode andar na terra.
Nos meus estudos estão representadas as características da adaptação aquática e terrestre.
Da pesquisa para a folha de papel deu-se corpo a esta ideia, conjugando-se tudo com a necessária
adequação do material que para este trabalho são a aguarela e os lápis de cor.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
No trabalho final do lápis podem-se ver os elementos das guelras, que permitem a respiração debaixo de água e a cauda do macaco que permite que este se pendure melhor nas árvores. Apliquei ainda escamas e desenhei umas mãos de sereia para fazer uma conjugação com uma figura da mitologia, que está presente em lendas que serviram para personificar aspectos do mar. Este mar foi e continua a ser historicamente e economicamente muito importante para o nosso povo. Estas mãos frágeis conferem delicadeza e beleza à figura desenhada.