Escola EB de São Lourenço (Valongo)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Os espaços verdes e os ambientes marinhos precisam de ser preservados, por isso, é fundamental criar um Ecolápis com superpoderes. Dado o interesse que desenvolvi sobre o desafio proposto conjuntamente pela ABAE e a Faber-Castell, foi possível criar as várias fases do Projeto com motivação, rigor e criatividade, sob a orientação da minha professora.
O meu Super Ecolápis resulta da investigação realizada a seres terrestres e marinhos que apresentam particularidades que me chamarem a atenção ao nível das suas características físicas: os tentáculos de um polvo que permitem a realização de vários tipos de movimento, como andar, rastejar e nadar; a cauda de um lagarto e dois pares de barbatanas, lateralmente sobre a cabeça e ao nível das orelhas que possibilitam balancear/equilibrar o movimento do corpo no mundo subaquático; pernas fortes de camaleão que permitem andar melhor sobre as árvores; cascos de cavalo para maior velocidade no terreno e um orifício central no corpo que projeta uma “teia” que permite restaurar lesões dos seres vivos. Com estas diversas características físicas, o super Ecolápis fica perfeitamente adaptado tanto à vida terrestre, como à vida marinha, como se fosse um anfíbio. O trabalho foi desenvolvido segundo as técnicas dos lápis de cor.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Para além das características físicas, o super Ecolápis tem um superpoder: faz-se sempre acompanhar do seu lápis mágico que, quando toca no seu corpo, permite-lhe obter as várias tonalidades que o tornam visível a qualquer distância no planeta para atemorizar os seres que revelem um comportamento prejudicial ao ecossistema.