Escola EB de São Lourenço (Valongo)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência. Temos de mudar as nossas atitudes e adotar as que permitam que o planeta seja mais sustentável. O uso consciente dos recursos naturais permitirá a preservação do meio ambiente. Face a este paradigma, senti a motivação para participar no desafio proposto conjuntamente pela ABAE e a Faber-Castell, em criar um Ecolápis com superpoderes, que contribua para salvar o nosso planeta de um desastre ecológico. Acredito que a arte tem esta capacidade “mágica” de comunicar uma mensagem tão relevante e que merece toda a nossa atenção.
Após uma investigação/análise da biodiversidade, desenvolvi vários estudos gráficos que me permitiram chegar a um super Ecolápis com as seguintes características físicas: o corpo de um cavalo-marinho que lhe permite nadar na vertical, para ter uma maior perceção do ambiente marítimo; a cauda e as barbatanas de uma carpa Koi conferem maior agilidade na água; as asas de borboleta, permite-lhe em terra, sobrevoar o ambiente terrestre com uma surpreendente capacidade de manobra aérea. Este super Ecolápis encontra-se assim totalmente adaptado tanto à vida terrestre, como à vida marinha. O trabalho foi desenvolvido segundo as técnicas dos lápis de cor e marcadores.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
A sintonia de cores das asas e do corpo permitem-lhe camuflar a sua presença nos vários ambientes e, a sua cauda alongada com várias extremidades é o seu grande superpoder: quando necessário, o super Ecolápis usa-a para projetar água sobre os incêndios.