Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto (Sintra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
No âmbito do projeto Eco-Escolas, a turma D do 8º ano da Escola Básica padre Alberto Neto, Rio de Mouro, participou no Desafio Faber-Castell "Super EcoLápis".
Sob o tema proposto para este ano, "Biodiversidade: Preservar e regenerar espaços exteriores", os alunos criaram ilustrações baseadas na forma de um lápis, personificando-o de modo a que, com os superpoderes que cada aluno lhe conferiu, este pudesse mais facilmente intervir na melhoria do ambiente, quer no meio aquático quer no meio terrestre. Os alunos começaram por fazer uma breve pesquisa, a pares, acerca deste desafio, do Ecolápis, e acerca da destruição da biodiversidade e do meio ambiente que tem vindo a aumentar exponencialmente. De seguida, cada um fez um mapa de ideias/ brainstorming com as características que a sua personagem deveria ter, qual o seu super poder e como poderia ajudar a preservar o meio ambiente. Posteriormente, deram início á fase de esboços e testes de ideias. Utilizando a técnica de lápis de cor, as personagens foram ganhando vida e, de entre os trabalhos, foram selecionados os melhores. Apesar de não poderem concorrer todos, serão expostos na escola e incorporarão o Conselho Eco-escola da nossa escola.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O meu Super Ecolápis funde-se com o ecossistema que o envolve. Nele, os seres vivos terrestres, a fauna e a flora, podem encontrar um lugar tranquilo para descansar. O mesmo acontece com os seres vivos que vivem nos oceanos, podendo encontrar refugio na sua capsula aquática. O meu Super Ecolápis levita pela terra e mergulha nos mares e, enquanto isso, atrai até si todos os lixos e resíduos através do seu magnetismo antipoluição, que fica na parte inferior do mesmo.