Escola Básica Álvaro Velho (Barreiro)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Iniciamos a nossa aventura para a criação das propostas coma visualização da apresentação do “O Desafio Ecolápis está de volta!”, analisámos o regulamento e iniciamos a nossa pesquisa. Primeiro visualizamos o vídeo “Faber-Castel - Escute o som da nossa pegada de carbono neutra…” para compreendermos porque é que o nosso lápis é ecológico. Em seguida recorremos à internet para investigar os animais marinhos e terrestres, em busca dos seus “superpoderes”, as caraterísticas e adaptações que possuem e as vantagens que lhes conferem.
Realizamos os nossos esboços com lápis de grafite, incorporando na forma básica do lápis os “superpoderes”. Analisámos e discutimos as suas vantagens e registamos num texto a sua descrição. Posteriormente demos cor às nossas criações, aplicando a técnica de pintura a lápis de cor.
Quando os trabalhos ficaram concluídos, organizamos uma exposição em sala de aula para apresentar aos colegas os nossos “Super Ecolápis” e os seus “superpoderes”. Debatemos sobre as melhores adaptações e a sua representação nas imagens produzidas. Por fim selecionamos os trabalhos que consideramos serem mais representativos do desafio e enviámo-los para concurso.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O meu super ecolápis tem tentáculos de polvo para que possa fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Os olhos de gato para que possa ver no escuro, as escamas coloridas e chamativas para que ele tenha a sua própria luz no fundo do mar. A sua pelagem de onça serve para se camuflar em lugares com vegetação alta, escondendo-se facilmente; as patas de águia, com as suas garras afiadas, para que possa defender-se de futuros perigos que possam ocorrer e a sua ponta colorida serve para que consiga desenhar e pintar qualquer forma ou cor.