Escola EB 2,3 da Torre (Câmara de Lobos)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O desafio foi apresentado aos alunos na aula de Educação Visual (EV) do 8.ºano - particularmente neste ano de escolaridade, os conteúdos de EV podem ser abordados/explorados através do desenho livre, como se pretendia neste desafio. Por outro lado, os conteúdos de Ciências Naturais (CN) são direcionados para os seres vivos, o ambiente e a sustentabilidade. Os alunos mostraram-se desde logo entusiasmados com a ideia. Depois, nas aulas de CN, o professor, sempre que oportuno, abordou/explorou os conteúdos com vista à participação no desafio. Entretanto, na aula de EV começaram os esboços seguindo o regulamento do desafio e procurando aplicar saberes adquiridos nas aulas de Ciências Naturais, assim como saberes e técnicas das artes plásticas. Foram utilizados lápis, lápis-de-cor e marcadores.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O SuperEcoLápis tem uma bolsa de titânio difícil de se partir, assim como os seus braços. Ele usa-os para recolher e separar os resíduos. Um braço é usado para agarrar um caixote que tem três divisões, sendo uma o papelão, outra o embalão e ainda o vidrão. E outro braço é usado para agarrar um caixote para lixo indiferenciado. O SuperEcoLápis tem um controlo que ele usa para controlar os braços mecânicos. Ele tem também barbatanas nos pés que o ajudam a deslocar-se pelo meio aquático.