Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Esta proposta de atividade desenrolou-se com alguns alunos do 1.º CEB e iniciou-se com a comemoração do Dia Mundial da Árvore (21 de março), onde houve um brainstorming sobre a importância destas para a nossa vida. Depois as crianças começaram a enumerar formas de utilizar a madeira, dos troncos das árvores, quando estas estão na altura de serem industrializadas. Neste momento as crianças mencionaram que a madeira poderia servir para móveis, mesas, casas, papel, utensílios, ferramentas e lápis. Quando as crianças mencionaram os lápis, tornou-se um indutor para contextualizar toda a atividade do desafio do Ecolápis.
Foi então apresentado o cartaz do Ciclo do Ecolápis, onde foi criado um momento de troca de ideias sobre cada processo, depois foi apresentado o vídeo da Faber-Castell – Escute o som da nossa pegada de carbono neutra e o vídeo de apresentação do desafio do Ecolápis, disponíveis na página do Eco-Escolas.
De seguida foi feito um levantamento das características existente nos animais que vivem nos ambientes terrestres e dos animais que vivem nos ambientes aquáticos, com o intuito de dar mais possibilidades de combinações às crianças, ampliando assim a sua criatividade e imaginação. Foi também criado um momento de troca de ideias sobre problemas que condicionam a nossa qualidade de vida, no nosso planeta, onde surgiu: a poluição sonora, o lixo, os incêndios, as desigualdades, a separação do lixo, alterações climáticas, poluição dos mares e rios, extinção de espécies, entre outros. Com este momento foi possível fazer a ligação de criar um lápis que tivesse superpoderes e que conseguisse arranjar uma solução ou ajudar nas situações problemáticas mencionadas anteriormente.
Foi então lançado o desafio de criarem um lápis com superpoderes e que conseguisse adaptar-se aos diferentes meios (aquático e terrestre). Com o desafio lançado, foi distribuído uma folha branca A4 e disponibilizados vários materiais riscadores, como lápis de cor, lápis de cera e caneta de feltro e ainda aguarelas e pinceis, possibilitando às crianças escolher que materiais riscadores iriam utilizar, para fazer o seu desenho. Houve crianças que utilizaram apenas os lápis de cor, outras que utilizaram o lápis de cor e as canetas de feltro, outras que recorreram apenas às aguarelas e ainda outras que recorreram às aguarelas e às canetas de feltro.
No final foram apresentados todos os desenhos, onde as crianças apresentaram as características do Ecolápis, assim como os seus superpoderes. Foi um momento muito gratificante porque foi visível ver a capacidade de imaginação e criatividade das crianças, assim como as suas preocupações em ter atitudes mais responsáveis para o ambiente e para a natureza.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Super-Bolhas: tem uma barbatana caudal para conseguir nadar e estar em meio aquático, tem 2 pés para andar em meio terrestre e ainda tem duas grandes asas para voar em meio aéreo. Tem um bico para ajudar a recolher o lixo. Transforma todo o lixo e poluição encontrada em bolhas de ar, mais propriamente em bolhas de oxigénio para ajudar a respiração de todos os seres vivos e para ajudar a regenerar muitos ambientes e ecossistemas que estão enfraquecidos e poluídos.