A Bio e Geodiversidade da Minha Escola
Integrado nos temas do ano, Espaços Exteriores e Geodiversidade, este projeto regressa novamente no ano letivo 23-24, tendo este ano como principal objetivo, não só dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar, mas também a sua geodiversidade.
O desafio lançado às Eco-Escolas será o de documentar a diversidade de espécies de flora que encontram no recinto escolar e de micro e macrorganismos do solo do mesmo, através da observação, da pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações. Este ano letivo, é também solicitada a descrição das características do solo (permeabilidade, acidez, entre outras).
Destinatários
Todos os graus de ensino. O desafio alunos pode ser realizado por crianças e jovens de qualquer idade, divididos em 3 escalões: Jardim de Infância e 1ºciclo; 2º e 3º ciclo; ensino secundário/profissional/superior.
O desafio Professores pode ser realizado por professores de todos os graus de ensino e áreas curriculares.
Objetivos
- Desafiar as escolas a utilizar o exterior da escola para projetos de aprendizagem ativa em trabalho de campo
- Conhecer e dar a conhecer a diversidade de espécies que “visitam” os espaços exteriores da escola
- Desenvolver as competências inerentes à aprendizagem baseada em projetos
- Incentivar a ligação à natureza pela comunidade educativa : conhecer para proteger
Desafio Alunos
Metodologia
- Realizar sessões de observação de flora e micro e macrorganismos no recinto escolar e/ou espaço envolvente. As Estratégias deverão ser as mais adequadas ao grau de ensino.
Antes de iniciar as observações, é importante identificar as características de cada grupo, de modo a adequar os procedimentos de observação. - Identificar as espécies, com auxílio de guias de identificação ou outros elementos bibliográficos e de aplicações móveis, como o iNaturalist / Biodiversity4All (instruções aqui).
- Capturar imagens (utilizando máquina fotográfica e/ou telemóvel) das espécies encontradas e elaborar uma ilustração de cada espécie identificada.
- Elaborar um caderno de campo com o registo das espécies identificadas. Cada página do caderno deve ser dedicada a apenas uma espécie e deverá conter a seguinte informação: nome da espécie (vulgar e científico), principais características, uma fotografia e uma ilustração da espécie, localização da espécie na escola, data e local da observação.
Estes são os elementos obrigatórios, mas podem ser incluídas mais informações que considerem pertinentes. - Elaborar uma ficha de caracterização do solo, onde deve constar a seguinte informação: identificação da rocha-mãe, permeabilidade, dureza, diversidade biológica, entre outros elementos.
Para participar no concurso
Informação solicitada
– Fotografia/digitalização das páginas do(s) caderno(s) de campo (uma página por espécie, apresentar pelo menos 6 espécies – até um máximo de 8 espécies – 3 de espécies de flora e 3 de espécies de micro/marcorganismos) (formato .jpeg)
– Ficha de caracterização do solo (formato .jpeg)
– Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho (Conjunto de fotografias que exibam as diferentes etapas da planificação e concretização) (até 6 fotografias) (PNG, JPEG)
– Memória descritiva (apresentação do trabalho realizado, como foi planificado, organizado e implementado o trabalho, quantos alunos foram envolvidos e como; como foi divulgado)
Critérios de avaliação do desafio alunos
Envolvimento dos alunos no projeto;
Enquadramento curricular e extracurricular
Qualidade e rigor da informação de cada espécie
Diversidade de espécies identificadas
Originalidade e qualidade das páginas do caderno de campo
Demonstração da metodologia e cumprimento do regulamento
Divulgação na comunidade educativa
Desafio Professores
No âmbito desta atividade, deixamos também o desafio aos professores de delinear e implementar um plano de aula no âmbito da geodiversidade.
Informação solicitada
– Ficha do plano de aula (download aqui)
– Registo Fotográfico da concretização do plano de aula (Conjunto de fotografias que exibam diferentes etapas) (até 6 fotografias) (PNG, JPEG)
Critérios de avaliação do desafio professores
Descrição da atividade: clareza, interesse, originalidade, carácter prático, adequação
Metodologia e resultados previstos
Enquadramento teórico e fazer/saber mais
Evidências de concretização – imagens
Inspiração
Prazos:
Inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas: Até 29 de fevereiro de 2024
Submissão dos trabalhos: Até 31 de maio de 2024.
Prémios
A designar.