A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8.º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A concretização deste projeto “Bio Geodiversidade da minha escola” foi desenvolvido no DAC ( Domínio de autonomia Curricular) por duas turmas de 8.ºano,(D e E), resultando de um trabalho interdisciplinar, com a participação das disciplinas de Português, Educação Visual e Ciências Naturais .
Na disciplina de Ciências Naturais, tendo como referência a aprendizagem essencial: Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola a partir de dados recolhidos no campo, foi realizada uma aula de campo no espaço exterior da escola, sendo previamente dada uma aula de preparação da mesma com base num guião elaborado para o efeito (objetivos; materiais necessários; Apps a instalar no telemóvel e outras instruções) e enviado aos alunos através da plataforma Classroom.
Na aula de campo, os alunos procederam à identificação e registo fotográfico de algumas espécies, algumas delas no espaço da nossa Horta Biológica e fizeram recolha de solo. À posteriori, ainda na disciplina de Ciências Naturais, em contexto de sala de aula, os alunos, em grupos de dois, procederam à investigação das caraterísticas espécies identificadas, recorrendo a diversas fontes.
A professora da disciplina de Educação Visual organizou o trabalho em várias etapas, a saber:
-Tendo por base no referido registo fotográfico, os alunos produziram esboços;
- Com recurso a uma folha A4, dividida em duas partes iguais, adaptadas ao formato A5, procederam à colagem da imagem numa das partes (folha A4) e na outra parte, desenharam a respetiva forma natural (inseto, folha, árvore, animal etc.) através de uma observação cuidada e atenta da espécie selecionada;
- O resultado do processo/desenho (da imagem obtida) manifestou-se num trabalho/composição bidimensional com recurso à aplicação da técnica do lápis de grafite, escalas de cinzento, que possibilitou uma expressão e variação do desenho com efeitos de luz e sombras e, ainda, com sentido estético/artístico.
- Sob a supervisão da professora de Ciências foi, ainda, inserido no trabalho as características correspondentes a cada espécie.
Na disciplina de Português fizeram resumos das caraterísticas das espécies identificadas.
Para a elaboração da ficha de caraterização do solo foi realizada na disciplina de Ciências Naturais uma aula prática. Nesta aula, os alunos analisaram as caraterísticas gerais do solo recolhido na aula de campo e avaliaram algumas das suas propriedades nomeadamente, a permeabilidade e capacidade de retenção de água, a cor e outras e fizeram ainda, a medição do pH.
Resultado:
A concretização deste projeto implicou não só a disponibilização de várias aulas, principalmente nas disciplinas de Ciências Naturais e de Educação Visual, bem como, uma coordenação das tarefas realizadas nestas aulas. Foram elaborados vários cadernos de campo e no final, utilizando os trabalhos mais significativos elaborados na disciplina de Educação Visual, foi elaborado o caderno das duas turmas (D e E).
De um modo geral, os alunos mostraram-se muito entusiasmados e empenharam-se de forma muito positiva em todas as fases de desenvolvimento do projeto.
O caderno das turmas D/E e os melhores cadernos elaborados pelos grupos de alunos foram divulgados através das redes sociais, da página da escola e ainda, expostos na Biblioteca da escola.

Envolvimento dos alunos:
As turma do 8.º D e E ( cerca de 48 alunos) fazem parte da mesma equipa educativa e a convite da CMB (área da educação) participamos no projeto " Literacia para a Floresta", projeto este inserido no DAC
( Domínio de Área Curricular). Fomos desfiados a desenvolver várias iniciativas e consideramos que este concurso fazia todo sentido ser um desses desafios.

Divulgação:
A divulgação foi feita na página da Escola, redes sociais e nas TVs da escola Básica de Palmeira.