A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º ano

N.º de Participantes:
20

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Os alunos foram sensibilizados para a representação da Bio e Geodiversidade do concelho da sua escola, considerando a diversidade de espécies de flora que se poderá encontrar no recinto escolar e de micro e macrorganismos do solo do mesmo, mas também noutros locais do concelho, nomeadamente na BioRia do concelho. O desafio, após ter sido definido em contexto de Conselho de Turma e em articulação com o professor de Educação Visual, Paulo Quelhas, foi proposto pela professora de Ciências Naturais, Fernanda Raimundo, tendo consistido na observação e análise da Bio e Geodiversidade do concelho, pesquisa e captura de imagens.
Foi dado a conhecer a página web do Eco-Escolas com a visualização da mesma, tendo como objetivo a recolha de informações necessárias à concretização do trabalho. Os alunos foram informados dos objetivos propostos deste desafio e do processo a implementar para a realização do mesmo.
Deu-se informação aos alunos acerca de guias de identificação e outros elementos bibliográficos.
Paralelamente, foi feita a revisão de alguns conceitos referidos na disciplina de Ciências Naturais, nomeadamente, a Bio e geodiversidade, a biodiversidade animal e vegetal em Portugal, as causas da diminuição da biodiversidade animal e vegetal e as medidas a aplicar para proteger a biodiversidade animal e vegetal.
Fez-se um brainstorming de ideias sugestões e propostas em grupo dos alunos do 5º ano em relação à resolução do problema (modo de recolha de dados, tipo de dados a serem recolhidos, sistematização em tabela(s), conceção, estética e apresentação final da ficha de cada espécie selecionada) para fomentar a criatividade dos alunos tendo considerando os objetivos previamente definidos.
A escolha da representação do trabalho final foi motivada pela biodiversidade no recinto escolar e do Baixo Vouga Lagunar em Estarreja (BioRia), o destino de eleição para a observação de aves. Decidiu-se que a espécie animal a destacar no trabalho seria o Guarda-rios (parte integrante da BioRia).
Realizou-se um esboço do trabalho final – Painel - e foi aferida a disposição das fichas de espécie com o intuito de facilitar a concretização da atividade.
Constituíram-se diferentes grupos, tendo cada um ficado encarregue do levantamento de determinado grupo de espécies a serem objeto de estudo e pesquisa. Foram identificadas as espécies, com base em guias de identificação e a sites relacionados com o tema.
A saída de campo ao espaço exterior da escola, consistiu, por parte dos alunos, na observação, recolha de dados, amostras de solo e captura de imagens da Bio e geodiversidade previamente definida.
Analisaram-se páginas web, com recurso ao computador, na Biblioteca Escolar, no sentido de selecionar e tratar informação a ser registada na ficha de espécie, na ficha de caracterização do solo através da resolução de uma ficha de trabalho sobre as propriedades do solo, permitindo, desta forma, o desenvolvimento de competências na área da investigação.
Fez-se a pesquisa do nome vulgar, do nome científico, do estatuto de conservação, da distribuição geográfica, locomoção, revestimento e das ameaças e/curiosidades de cada espécie selecionada e preencheu-se na respetiva ficha de espécie. Pesquisou-se sobre as várias propriedades do solo, fizeram-se atividades laboratoriais com as amostras de solo culminando na elaboração da ficha de caracterização do solo.
Foi feito o registo fotográfico pelo alunos dos cinco grupos, o qual expressa as diferentes etapas da planificação e concretização. Os alunos, com a devida orientação, trabalharam de forma ativa e autónoma. Revelaram envolvimento, interesse e comprometimento na aquisição e aplicação de conhecimentos relacionados com a respetiva espécie que lhes foi atribuída.
O desenvolvimento do trabalho requereu os seguintes materiais: manual, caderno diário, guias de identificação de espécies animais e espécies vegetais, cartolina A3 de cor branca, folhas brancas, smartphone, ficha de espécie, ficha de trabalho sobre as propriedades do solo, ficha de caracterização do solo, folhas de registos, binóculos, app: iNaturalist/Biodiversity4All; Google Lens; PlantNet, esferográfica, lápis e prancheta.
Nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, para a ilustração das espécies animais e vegetais, foram utilizados diversos materiais (tiras de papel de diferentes cores, folha A4 de papel cavalinho, cola UHU, lápis de carvão e lápis de cor) e usadas várias técnicas de expressão visual (entre outras, a simetria e a exatidão), considerando a informação selecionada.
Após a conclusão da ilustração das espécies, procedeu-se à digitalização das mesmas, bem como da ficha de caracterização do solo e do caderno de campo.
Relativamente à construção do painel foram utilizados os seguintes materiais: doze fichas de espécie preenchidas de tamanho A4, ficha de caracterização do solo, ficha de trabalho sobre as propriedades do solo, papel cavalinho e pioneses. O painel foi afixado num placard à entrada do bloco A da escola.

Envolvimento dos alunos:
O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de incentivar os alunos a explorar e valorizar as paisagens locais, promovendo um maior conhecimento e apreço pelo meio ambiente e pelo patrimônio cultural do concelho.
A metodológica adotada consistiu no trabalho de projeto, o qual este reside na resolução de problemas reais. Assim, definiu-se o problema a estudar: “Como conhecer e promover a ação pela proteção da Bio e geodiversidade da minha escola e do meio envolvente?”
Esta metodologia do trabalho de projeto exige uma série de procedimentos, técnicas e instrumentos visando alcançar os objetivos do projeto. Deste modo, seguiram-se as seguintes fases:
• Recolha de informação: recolheram-se e analisaram-se informações de interesse sobre o tema do projeto:
o Instalação da App iNaturalist / Biodiversity4All, Lens e PlantNet em smartphone e no computador pessoal e exploração das mesmas;
o Consulta da aplicação iNaturalist / Biodiversity4All, Lens e PlantSnap para identificar e conhecer as espécies selecionadas e respetivo registo;
o Consulta da página web do Eco-Escolas para recolher informações necessárias à continuidade do trabalho;
o Investigação de páginas web para selecionar e tratar informação a ser registada na ficha de espécie;
o Pesquisa sobre o nome vulgar, o nome científico, o estatuto de conservação, a distribuição geográfica, locomoção, revestimento e as ameaças e/ou curiosidades de cada espécie selecionada;
o Identificação dos recursos materiais (a serem usados na elaboração do Painel) e humanos (necessários para a concretização dos objetivos);
o Elaboração de um esboço do painel;
o Calendarização das tarefas distribuídas aos alunos.
• Análise da informação:
 Verificação da exatidão da informação recolhida;
 Correção de erros na recolha de informações.
• Organização dos dados
Os dados foram sistematizados, organizados e registados em tabelas.
• Interpretação dos resultados obtidos
Pela observação de dados constantes do Painel, os alunos referiram que:
 A biodiversidade é a quantidade e variedade de espécies animais e vegetais;
 A Geodiversidade é a variedade ou diversidade de elementos naturais relacionadas com os fatores abióticos da natureza, existentes no planeta Terra;
 O nome científico da espécie a que um dado ser vivo pertence é composto por dois nomes em latim. O primeiro nome identifica o género e o segundo completa a designação científica da espécie.
Principais Conclusões de Análise do Painel:
O termo Bio exprime a noção de vida ou biológico. A Geodiversidade engloba minerais e rochas, mas também fósseis, solos, formas de relevo e processos geológicos ativos que lhes dão origem.
As principais ameaças à Geodiversidade são: - exploração mineral; - desenvolvimento e expansão urbana; - exploração de recursos geológicos; - erosão do solo; - crescimento vegetal; - atividades turísticas; - colheita de amostras geológicas para fins não científicos.

Divulgação:
Colocação dos trabalhos num painel informativo e divulgação no site do Agrupamento