A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (Barreiro)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
1º ano de licenciatura

N.º de Participantes:
55

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro-IPS) está inserida num Campus onde é possível encontrar espaços exteriores com importante diversidade florística e faunística. Nesses espaços, que circundam a ESTBarreiro-IPS, é possível encontrar diferentes habitats tais como prados, onde predominam as plantas espontâneas, áreas ajardinadas, onde existem plantas cultivas tais como o alecrim, o pessegueiro ou a oliveira e uma mata, onde existem árvores de grande porte tais como pinheiros e sobreiros. Estas plantas formam abrigos e fornecem alimento a várias espécies de artrópodes, aves e morcegos, que ali permanecem ao longo do ano. Nos diferentes habitats encontrados no espaço da ESTBarreiro-IPS é encontrado, maioritariamente, um tipo de solo constituído, na sua zona superficial, por matéria orgânica e minerais das classes das areias e argilas.
Estes espaços exteriores foram utilizados nas atividades desenvolvidas com os estudantes do 1º ano da Licenciatura em Biotecnologia, no âmbito das aulas práticas laboratoriais da unidade curricular (UC) Biologia Geral. Os objetivos dos trabalhos propostos foram: promover a observação e caracterização de espécies existentes nesses espaços; aprofundar o conhecimento em termos da ecologia, biologia e conservação de algumas espécies (ou grupo de espécies) e ainda conhecer a geologia e características do solo. Pretendeu-se também, estimular a observação
e a criatividade artística através da elaboração de ilustrações de espécies e o reconhecimento que espaços verdes urbanos podem também ter uma elevada diversidade. Por último, pretendeu-se ensinar competências e técnicas específicas na recolha e identificação de organismos e de análise do solo, incluindo a colheita de amostras e testes laboratoriais para caracterização do mesmo.
Para a parte metodológica, realizou-se uma saída aos espaços exteriores, sob a supervisão dos professores da UC. Os vários espaços foram percorridos e caracterizados quanto ao tipo de solo e à ocorrência de espécies. No caso dos artrópodes, foram realizadas amostragens, com utilização de redes entomológicas, em vegetação herbácea e vegetação arbórea, e de armadilhas de queda, permitindo observar a diversidade associada aos diferentes habitats. A identificação das espécies de flora e macrorganismos foi, sempre que possível, feita no local, com auxílio de livros de campo ou aplicações de telemóvel direcionadas para a identificação a partir de recolha de imagem do organismo. Quando não foi possível fazer a identificação no local, o espécime foi transportado e observado no laboratório, com o auxílio de lupa binocular (Motic 20-40x) e suporte bibliográfico adequado. Em relação ao solo, após a remoção de detritos da superfície (tais como folhas, pedras e outros materiais orgânicos e inorgânicos que possam interferir na análise), foram retiradas cinco amostras num padrão aleatório das camadas superficiais (5-10 cm). As amostras foram homogeneizadas para garantir que sejam representativas do local, o que envolveu a mistura adequada das amostras recolhidas em cada ponto de amostragem. Determinou-se o pH utilizando o método potenciométrico, onde o solo foi misturado com água destilada numa proporção de 1:2 (solo:água), e a leitura foi realizada com um medidor de pH após agitação e repouso. A massa de humidade foi determinada pelo método gravimétrico, que consistiu em pesar uma quantidade específica de solo húmido, secá-lo em estufa a 105°C até atingir peso constante e, em seguida, calcular a diferença de massa antes e depois da secagem. A massa de matéria orgânica foi determinada utilizando o método de combustão. Neste método, a amostra de solo seca foi aquecida a 500°C em mufla, e a perda de massa foi atribuída à combustão da matéria orgânica. A massa mineral foi determinada subtraindo a massa de matéria orgânica da massa total da amostra seca. A amostra representativa foi manipulada e observada numa lupa binocular (Nikon SMS1000 8-80x) com diferentes ampliações, o que permitiu identificar a dureza e textura do solo, bem como a presença de grãos minerais e cristais, como o quartzo. A permeabilidade foi determinada experimentalmente com a medição do tempo necessário para que 100 ml de água atravessassem uma massa de 20 g de solo numa área de 9,6 cm².
Com esta atividade foi possível aplicar conhecimentos sobre os temas da biodiversidade e geologia, e assim contribuir para a caracterização dos espaços exteriores da ESTBarreiro-IPS no que diz respeito às espécies que ali habitam e ao tipo de solo. A atividade também estimulou o interesse dos estudantes pela proteção dos espaços exteriores da sua instituição de ensino e pela participação em iniciativas de Ciência Cidadã.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 55 estudantes, divididos em grupos de 3 a 4 elementos e supervisionados por 3 docentes da Unidade Curricular de Biologia Geral do curso de Licenciatura em Biotecnologia. Ocorreu uma saída aos espaços exteriores da ESTBarreiro-IPS para observação e recolha de exemplares para identificação taxonómica no laboratório e de amostras de solo. Cada grupo de estudantes dedicou-se à realização de dois tipos de trabalho: i) a elaboração de um caderno de campo, que incluiu a recolha de informação sobre as principais características de uma espécie de flora ou de um macrorganismo do solo (essencialmente artrópodes e macrofungos) e a elaboração de uma ilustração; ii) a composição de uma ficha de caracterização do solo, onde abordaram diversas características geológicas acerca do mesmo.

Divulgação:
Os trabalhos selecionados ficarão afixados no laboratório de aulas práticas da ESTBarreiro-IPS, disponíveis a toda a comunidade docente e estudantil. O projeto do Eco-Escolas e por sua vez, a página dos trabalhos selecionados, será divulgado nas unidades curriculares que abordem os temas de Biodiversidade e/ou Geodiversidade.