A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Secundária Manuel Cargaleiro (Seixal)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
10.º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O Projeto “Bio e Geodiversidade da minha Escola” foi desenvolvido de forma cooperativa e colaborativa pelos 23 alunos do 10ºB da ESMC no âmbito da disciplina de Biologia-Geologia, Cidadania e Desenvolvimento e integrado nas atividades do Clube Ciência Viva – “Cargaleiro tem Ciência” e do Programa das Eco-Escolas.
Foi planificado e realizado em contexto de aula. A sua concretização envolveu 3 aulas de 135 minutos cada. Previamente e após sensibilização para a atividade construiu-se um suporte digital partilhado na classroom e disponível para edição de todos os alunos. Seguiu-se a seleção dos 3 ecossistemas1 da escola: bosque, jardim e horta.
Na 1ª aula (135 minutos) – maioritariamente no campo - os alunos foram divididos em 3 grupos e cada grupo explorou um dos 3 ecossistemas selecionados. No campo, procederam ao registo da biodiversidade geral e recolheram amostras de solo. Ainda no campo cada aluno selecionou uma espécie e procedeu à recolha fotográfica da mesma e respetiva identificação recorrendo à APP iNaturalist.
Já na sala de aula, cada aluno iniciou o trabalho individual (pesquisa e recolha de informação referente à espécie por si selecionada, elaboração do respetivo desenho científico e preenchimento do diapositivo de caracterização da mesma).
Na 2ª aula (135 minutos) - maioritariamente na sala de aula – os alunos terminaram o trabalho individual (pesquisa e recolha de informação referente à espécie por si selecionada, elaboração do respetivo desenho científico e preenchimento do diapositivo de caracterização da mesma).
Na 3ª aula (135 minutos) – no laboratório – os alunos foram divididos em 5 grupos de trabalho e cada grupo cumpriu uma das seguintes tarefas, terminando-a com a construção do respetivo diapositivo:
- análise, identificação e desenho científico dos pequenos animais do solo ;
- identificação da natureza geológica das 3 amostras de;
determinação do pH das 3 amostras de solo;
- cálculo do teor em ar das 3 amostras de solo;
- determinação da permeabilidade das 3 amostras de solo.
A apresentação digital (PPT) construída cooperativamente e colaborativamente por todos os alunos da turma foi posteriormente analisada, na sua globalidade, em aula. A partir da mesma foi construído um filme divulgado na página web da ESMCargaleiro e no respetivo canal Youtube (link). O filme foi apresentado por 3 alunos à comunidade local no V Encontro das Eco-escolas do Seixal, que decorreu no dia 21/05/2024 no Auditório do Fórum Cultural do Seixal
1Nota: A seleção dos 3 ecossistemas teve em conta as características distintas dos mesmos:
O Bosque por ser um ecossistema natural, praticamente sem intervenção humana quer ao nível da plantação, quer ao nível da sua manutenção. Aqui podem ser encontradas espécies endémicas da nossa região;
O Jardim por ser um ecossistema artificial, com vista ao lazer, com espécies introduzidas, algumas delas exóticas;
A Horta por ser um ecossistema artificial, com espécies comestíveis, plantado e mantido por alunos e professores no âmbito do Programa Eco-escolas e do Clube de Ciência Viva – “Cargaleiro tem Ciência”.

Envolvimento dos alunos:
O trabalho envolveu todos os alunos de uma turma (23) de 10.º ano. Foi planificado e realizado em contexto de aula de Biologia e Geologia. A sua concretização envolveu 3 aulas de 135 minutos cada. Os alunos participaram na conceção, recolha de dados, experimentação, elaboração do produto e divulgação do mesmo

Divulgação:
A apresentação digital (PPT) construída cooperativamente e colaborativamente por todos os alunos da turma foi posteriormente analisada, na sua globalidade, em aula. A partir da mesma foi construído um filme divulgado na página web da ESMCargaleiro (https://www.esmcargaleiro.pt/esmc/) e no respetivo canal Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=bKZ2VURUpBU&t=90s). O filme foi apresentado por 3 alunos à comunidade local no V Encontro das Eco-escolas do Seixal, que decorreu no dia 21/05/2024 no Auditório do Fórum Cultural do Seixal.