A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
4º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Ficha de caracterização do solo.

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Todo o trabalho foi planificado, organizado e implementado em simultâneo com o estudo do tema na disciplina do Estudo do Meio, bem como em articulação com o Projeto GEO Lab- Laboratório Móvel Ciência da Terra, da responsabilidade da Secretária da Educação e no qual a turma participou em seis sessões, uma das quais alusiva à distinção e estudo de diversos tipos de solo.
Assim, a partir do desenvolvimento do respetivo projeto foi elaborada a ficha de caraterização dos solos por todos os alunos.
Para a elaboração do caderno de campo sobre a “Biodiversidade da minha escola” foram escolhidas espécies existentes no jardim e na horta da nossa escola e que também estão bem presentes na flora da nossa ilha e concelho, nomeadamente cana-de-açúcar, bananeira e funcho. Quanto aos animais, foram escolhidos aqueles que existem no solo da nossa horta e jardim e que têm a sua importância na caraterização do mesmo, a minhoca, a formiga e a joaninha.
Os alunos, em grande grupo, recolheram e observaram as diversas espécies. Posteriormente, em pares pesquisaram sobre cada uma delas e organizaram a informação recolhida. Cada par apresentou a sua pesquisa aos colegas da turma. De seguida, compilaram tudo no caderno de campo, obtendo-se assim o trabalho final.

Envolvimento dos alunos:
Os alunos foram envolvidos em todo o processo do projeto, desde a planificação à pesquisa/observação das espécies até a compilação da informação e criação do caderno de campo.

Divulgação:
Após a concretização do trabalho, o mesmo foi divulgado aos encarregados de educação através do grupo de partilha de trabalhos, foi exposto na escola para que todos os alunos o vissem, manuseassem e lessem e partilhado na página de Facebook do Projeto Eco Escolas do nosso estabelecimento.