A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5.º ano de escolaridade

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Ficha de caraterização do solo da escola e região da Figueira da Foz.

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O desafio foi proposto aos alunos no decorrer do 2.º período e começou com exploração de alguns recursos disponíveis no link da atividade "A Biodiversidade da minha escola”, nomeadamente os site/apps: da Google, da “biodiversity4all”, da “Flora-on”, da Pl@ntNet, e outros, para ajudar a identificar as espécies encontradas.
Foram realizadas algumas saídas de campo, a fim de explorar os espaços exteriores da nossa escola. Nesta sessão foram explicadas e experimentadas algumas técnicas sobre o registo fotográfico tanto da flora como da fauna existente na escola.
Durante o resto do segundo período e início do terceiro os alunos realizaram autonomamente registos fotográficos das espécies de plantas e animais que encontraram no recinto da escola e tentaram proceder à sua identificação. Posteriormente, na aula procedeu-se ao arquivamento das fotografias e divisão de acordo com a espécie. Para esta fase tiveram o apoio dos professores de ciências naturais.
Por fim, elaboraram o caderno de campo onde compilaram toda a informação e realizaram as respetivas ilustrações das espécies. O formato do caderno segue o trabalho iniciado no ano letivo anterior.

Envolvimento dos alunos:
Os alunos responsáveis pelas atividades realizadas pertencem a duas turmas do 5.º ano de escolaridade, num total de 25 envolvidos.
Os alunos mostraram-se muito empenhados nos registos fotográficos e muita curiosidade em descobrir a espécie que tinha registado.

Divulgação:
O trabalho foi exposto no placard do Eco-escolas e está disponível na biblioteca da escola para consulta.