A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Este trabalho foi realizado pela turma D do Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal (escola de educação especial), constituída por 10 alunos, com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos.

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Ficha de caracterização do solo.

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Para responderem ao desafio “A Bio e Geodiversidade da minha escola”, lançado pelo Programa Eco-Escolas, os alunos, apoiados pelas duas professoras da sala e pelas duas auxiliares de ação educativa, planificaram e concretizaram duas aulas de campo. Saíram pela quinta, onde a escola está inserida, munidos de instrumentos facilitadores da observação (lupas), papel e lápis, para eventuais registos, e telemóvel com acesso à aplicação “Picture This”, para melhor identificação das espécies. Observaram as plantas e micro e macrorganismos existentes. Fizeram o registo fotográfico, com a ajuda de telemóveis, e levaram todo o material recolhido para a sala de aula. De entre as muitas espécies observadas, os alunos selecionaram três plantas (malmequer, cardo e papoila) e três macroganismos (caracol, bicho de conta e formiga) para aprofundarem os conhecimentos sobre os mesmos. Com recurso à internet, os alunos pesquisaram as suas características, reproduziram-nos em desenho e elaboraram os textos.
Com todos os elementos preparados (fotografias, desenhos e textos), chegou o momento da montagem do caderno de campo. Neste constam as seis espécies estudadas, com a possibilidade de serem acrescentadas outras, à medida que forem sendo objeto de estudo, uma vez que se pretende um caderno em constante construção.

Envolvimento dos alunos:
O trabalho mereceu uma boa recetividade por parte dos alunos, principalmente as aulas de campo, que despertaram muita curiosidade, interesse e entusiasmo. A metodologia de construção do caderno de campo assentou na divisão de tarefas, tendo em conta as competências de cada aluno. A divulgação foi feita através da rede social Facebook, na página da escola, e através da disponibilização do caderno às várias turmas, as quais terão a possibilidade de consultar e ainda dar o seu contributo para o enriquecer, tornando-o um instrumento de consulta cada vez mais rico e completo.

Divulgação:
O caderno de campo foi colocado no placar Eco-Escolas, da nossa escola e feita a sua divulgação, através da página do Facebook da escola e partilhado na página dos Professores-Coordenadores Eco-Escolas.