A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 de Mundão (Viseu)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5ºano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Características  do solo

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O desafio foi apresentado aos alunos numa aula de cidadania, aquando do estudo do domínio "Ambiente e desenvolvimento sustentável". O interesse demonstrado pelos mesmos deu origem a aulas de campo, de que eles tanto gostam, que foram também aproveitadas para o (re)conhecimento das diferentes espécies existentes no espaço escolar.
Por grupos selecionaram a sua espécie. Fungos só encontramos uma variedade.
Na sala de TIC, cada aluno, orientado pela professora e pelas formandas da ESEV, pesquisou sobre a espécie que selecionaram. Escolhendo, depois a melhor pesquisa.
A fase seguinte foi a da ilustração, onde puseram em prática conhecimentos adiquiridos nas aulas EV.
Acresce informar que os trabalhos serviram como instrumento de avaliação da disiciplina de cidadania, TIC e ciências e que os mesmo vão fazer parte do portefólio da formandas e divulgados na vitrine do eco-escolas bem como no nosso blogue.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 20 alunos do 5º ano, nas aulas de cidadania, TIC e ciências naturais. Digamos que foi um trabalho de articulação muito profícuo.

Divulgação:
Os trabalhos vão ser divulgados na vitrine Eco-escolas, no nosso blogue https://clubesa.blogspot.com/, irão fazer parte do portefólio da formandas da ESEV.