A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica de Gavião (Gavião)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Em reunião do Conselho Eco-escolas os representantes da turma, delegados ambientais, levaram os diferentes desafios possíveis e, por votação, a turma decidiu aderir ao presente desafio.
Com base na metodologia de projeto, fez-se a identificação das diferentes etapas, divisão de tarefas e convite às diferentes disciplinas para integrarem este projeto. a proposta foi apresentada pela diretora de curso e colaboraram as disciplinas de Física e química, Ciências, Geografia.. Projetos Interdisciplinares
• Ciências: Estudos sobre ecossistemas, ciclos biogeoquímicos, e conservação.
• Geografia e Física e química: Estudos sobre geodiversidade, uso do solo e impacto humano.
• Artes: Projetos de arte inspirados na natureza.
Projetos:
• Identifique a flora e fauna local, além das características geológicas do escola
• Documente espécies de plantas e animais presentes na área escolar.
• Mapeie características geológicas (tipos de solo, rochas, etc.).
Criação de Espaços de Biodiversidade
• Horta Escolar: Plantação de espécies nativas e hortaliças.
• Jardins: Plantação de flores que atraem borboletas e outros polinizadores.
• Pomares: Plantio de árvores frutíferas.
• Mini-Reservas: Áreas dedicadas à flora nativa.
Implementação de Trilhas Ecológicas

Envolvimento dos alunos:
Estiveram envolvidos 12 alunos do 10º ano do ensino secundário profissional na identificação de diferentes espécies e tipos de solo presentes no espaço exterior da escola. Registe-se a participação de alguns não docentes pelo interesse que a pesquisa lhe suscitou.
Os alunos pesquisaram informação sobre a bio e geodiversidade e retrataram através de desenho.
Estão a preparar a apresentação para ser feita no Dia Eco-Escolas (5 de junho).

Divulgação:
Apresentação de trabalho de biodiversidade e geodiversidade - guião orientador
. Objetivos
• Educar os alunos sobre biodiversidade e geodiversidade.
• Promover a conservação ambiental.
• Fomentar o trabalho em equipe e a responsabilidade ecológica.
Equipa de Trabalho
• Professores de Física e química, Ciências, Geografia, Biologia e outras disciplinas relacionadas.
• Alunos de diferentes turmas, interessados no tema.
• Pais e Comunidade para apoio e recursos adicionais.• Sinalização Educativa: Placas informativas sobre as espécies de plantas e animais, e características geológicas.
. Campanhas de Conscientização
• Dias Temáticos: Celebração de dias como o Dia da Terra, Dia Mundial da Água, ...
A divulgação do Trabalho será feita no site do agrupamento e será apresentado às turmas da escola no Dia Eco-Escolas (5 de junho).