A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB1 de Ferrel (Peniche)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
3º/4ºanos

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Caracterização do solo

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Para darmos início ao projeto, foi proposto aos alunos uma pesquisa sobre o conceito de Biodiversidade e a sua importância para o planeta. O tema foi debatido em grupo turma e abordados vários conteúdos relacionados (preservação da natureza, reprodução dos seres vivos, cadeias alimentares) e posteriormente prosseguimos para a exploração do mesmo no espaço exterior à nossa escola.
Livremente os alunos exploraram o espaço, descobrindo plantas e organismos ali existentes. Foram feitos registos fotográficos e para a indentação das espécies recorreram ao google lens e à aplicação PicyureThis. Foram elaboradas etiquetas de identificação para algumas plantas pertencentes ao espaço exterior da escola.
Para o registo final foi criado um caderno de campo organizado num dossier que ficará disponível na biblioteca da escola, para consulta, e com a possibilidade de se ir adicionado mais fichas técnicas.

Envolvimento dos alunos:
No projeto final foram envolvidos 20 alunos (11 de 3º ano e 9 de 4º ano), no entanto outras turmas ajudaram na exploração e descoberta de organismos que se encontravam nas hortas bio da nossa escola.
O envolvimento dos alunos incidiu na exploração e descoberta do espaço exterior à nossa escola, na identificação das plantas, dos organismos, na pesquisa de informação, elaboração de etiquetas de identificação e na elaboração do caderno de campo.

Divulgação:
O trabalho é divulgado à comunidade educativa através da página de internet da escola, apresentação do mesmo às restantes turmas e disponibilização para consulta na biblioteca da escola.