A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola S/3 de António Nobre (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O projeto de descobrir a Biodiversidade da nossa Escola foi proposto no início do ano a todas as turmas do 8ºano da Escola de Areosa quando foi abordado o tema da Biodiversidade e a importância da sua preservação. Inicialmente foram estabelecidas as etapas do projeto e qual o resultado final, a elaboração de um caderno de campo. O caderno foi construído com o trabalho de cada aluno, seguindo as orientações definidas . Assim, foram efetuadas saídas de campo no recinto escolar e ao seu redor no jardim próximo da Escola. Nestas saídas os alunos fizeram o registo fotográfico de algumas espécies e ,quando possível, realizaram a sua identificação com recurso a aplicações no telemóvel como iNaturalist e PlantNet. As saídas permitiram rever alguns conceitos abordados nas aulas de Ciências Naturais, como as interações entre os seres vivos e o ambiente e a caracterização dos ecossistemas. Depois de conhecer o nome das espécies observadas e confirmadas através de guias de identificação ou plataformas especificas, foram realizados as pesquisas sobre as espécies identificadas e os desenhos .
Para pesquisar as características do solo foi retirada uma amostra de solo no jardim frente à Escola, onde predominam os eucaliptos e também foi removida uma amostra de solo da horta da Escola. De seguida, fez-se uma análise de alguns parâmetros como : a permeabilidade, retenção de água, o pH , a textura , a cor e a diversidade biológica observada.

Envolvimento dos alunos:
As atividades propostas para descobrir a Bio e Geodiversidade da Escola foram recebidas com agrado pela maioria dos alunos do 8ºano. As saídas de campo ajudam a envolver os alunos no reconhecimento das várias espécies e a organizar um trabalho colaborativo.
Com frequência os alunos sabem o nome de algumas espécies, mas não as reconhecem no campo. Ao utilizar o seu telemóvel para identificar as espécies começam por descobrir a natureza envolvente e a conhecer algumas características importantes para a sua identificação.
Estas atividades permitiram aumentar a literacia científica e ambiental, aproximando os alunos da natureza e das questões ambientais .
O trabalho de investigação da “Bio e Geodiversidade na minha Escola” não terminou. Existe ainda muito por investigar pelo que se pode dar continuidade nos próximos anos.

Divulgação:
O trabalho será exposto na Biblioteca da Escola no final de ano em conjunto com outros trabalhos sobre questões ambientais.