A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
2.º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Ficha do solo

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Os alunos desde o início que se interessaram pelo trabalho, uma vez que já tínhamos trabalhado a biodiversidade.
Começamos por perceber, em sala de aula, o que significava a bio e a geodiversidade e relembrar o que era a fauna e a flora. Pesquisamos várias informações e definimos como iriamos realizar o nosso trabalho.
Depois disto, fomos para o exterior explorar e identificar várias espécies. Quando tínhamos dificuldade em saber que espécie se tratava usávamos a aplicação PictureThis ou Picture Insect, os alunos adoraram explorar e identificar. Recolhemos algumas espécies que já estavam mortas e trouxemos para a sala para podermos observar em microscópio e com uma lupa/câmara ligada ao computador para vermos, todos ao mesmo tempo, as texturas das plantas.
Em sala de aula, observamos as espécies que trouxemos e percebemos que temos uma grande variedade de plantas e insectos, então tivemos que fazer uma seleção das que mais gostamos para trabalhar e pesquisar sobre as mesmas.
Com a escolha feita, partimos para a pesquisa de informações sobre cada espécie escolhida e fizemos uma pequena seleção sobre as informações mais importantes.
Depois de todo este trabalho feito, começamos a criar o nosso caderno, uns desenharam outros escreveram e ficou o nosso caderno da bio e geodiversidade completo.

Envolvimento dos alunos:
Todos alunos do 2.º ano (20 alunos) estiveram envolvidos na atividade desde o início, desde a exploração em sala de aula até ao exterior, com a identificação das espécies e a recolha de material.

Divulgação:
O trabalho foi exposto na entrada da escola para que todas as turmas pudessem ver e também fez parte da exposição da escola no dia da Eco Escola, aberto a toda a comunidade educativa.