A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
9ºano - Curso CEF

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Estudo do solo

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Integrado nos temas do ano, Espaços Exteriores e Geodiversidade, este projeto tem com o principal objetivo de não só promover a conscientização e ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar, mas também da geodiversidade.
O desafio consiste em documentar a diversidade de espécies de flora encontradas no recinto escolar e de micro e macrorganismos do solo, através da observação, pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações. Neste ano letivo, também é solicitada a descrição das características do solo (permeabilidade, acidez, entre outras).
Em contexto interdisciplinar, a turma CEF – Assistente Administrativo do 9º ano aceitou o desafio lançado no projeto das Eco-Escolas. Foi com espírito de aventura e descoberta que instalaram a aplicação iNaturalist nos telemóveis e partiram à descoberta do conhecimento natural (a biodiversidade na escola). De seguida, foram elaboradas as fichas de espécie e o estatuto de conservação, realizado com consulta da IUCN Red List of Threatened Species (https://www.iucnredlist.org) e outras fontes. Posteriormente, os alunos desenharam algumas das espécies que visualizaram durante uma ação de campo e colocaram um bebedouro e um comedouro. Por último, em contexto de aula, vários professores dinamizaram um debate para sensibilizar os alunos e partilharem as experiências vividas. Foi com entusiasmo que aplaudiram a iniciativa e ficaram ainda mais curiosos sobre o que os rodeia na escola e na importância da sua preservação.

Envolvimento dos alunos:
No total, foram envolvidos 20 alunos da turma CEF – Assistente Administrativo do 9º ano. O envolvimento dos alunos deu-se de várias formas:
Instalação e utilização da aplicação iNaturalist: Os alunos utilizaram a aplicação para identificar e documentar as espécies de flora e micro e macrorganismos no recinto escolar.
Elaboração de fichas de espécies: Cada aluno ficou responsável por criar fichas detalhadas sobre as espécies encontradas, incluindo o estatuto de conservação.
Desenho e ilustração: Os alunos desenharam as espécies observadas e expuseram as ilustrações em bebedouros e comedouros colocados no recinto escolar.
Debate e sensibilização: Participaram em debates orientados pelos professores, onde partilharam as suas descobertas e discutiram a importância da biodiversidade e geodiversidade.
Este projeto permitiu aos alunos uma aprendizagem prática e envolvente sobre a biodiversidade e geodiversidade, despertando neles um maior interesse e consciência sobre a preservação do ambiente escolar.

Divulgação:
A divulgação do projeto na comunidade educativa foi realizada através de várias iniciativas:
Exposição: Foi realizada uma exposição com as ilustrações e fichas das espécies identificadas, colocadas na sala para que os outros alunos da escola os verem.
Redes Sociais da Escola: As atividades e descobertas foram partilhadas no website da escola e nas redes sociais, alcançando não só a comunidade escolar mas também os familiares e amigos dos alunos.
Apresentações: Nas várias disciplinas da turma os alunos apresentaram e discutiram as suas descobertas.
Estas ações de divulgação ajudaram a sensibilizar a comunidade educativa sobre a importância do projeto e a promover uma cultura de preservação ambiental na escola.