A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Caracterização do solo

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O projeto "A Bio e Geodiversidade na minha escola" foi apresentado à turma B de 5º ano. A professora de Ciências Naturais explicou aos alunos o projeto podia ser desenvolvido na abordagem ao tema "Diversidade a partir da unidade – níveis de organização hierárquica", para poderem compreender a importância da classificação dos seres vivos e identificar algumas das espécies que se encontram no recinto escolar.
Os alunos realizaram trabalho de campo: foram observar espécies vegetais e animais, fazer recolha fotográfica e recolha de exemplares para desenharem na sala de aula. Posteriormente, fizeram pesquisa para classificar as espécies. Foi utilizada a aplicação iNaturalist para identificar as espécies fotografadas.
Cada aluno ficou responsável por uma página do caderno.

Envolvimento dos alunos:
Os alunos fizeram o registo fotográfico, os desenhos e a identificação das espécies, com a ajuda da professora. Cada um dos 12 alunos ficou responsável por uma espécie e pela organização da folha do caderno relativa à espécie escolhida por si para realizar o trabalho.

Divulgação:
Exposição e blogue do projeto Eco Escolas.