A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º e 8º anos

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado com as professoras de ciências naturais do quinto ano e do oitavo ano de escolaridade.
Depois de planificada as atividades propuseram os alunos que estas 2 turmas iriam colaborar na atividade no dia 6 de maio.
Durante a aula de ciências naturais os alunos encontraram-se no pátio da escola as professoras explicaram novamente toda a atividade e começámos por construir o caderno de campo.
Com folhas reutilizadas e uns marcadores em fim de vida conseguiu se formar o caderno de campo.
Os alunos organizaram-se misturando alunos mais velhos com os mais novos e partiram para a descoberta das espécies.
Sempre com a colaboração das docentes envolvidas na atividade, os alunos conseguiram identificar 3 espécies da flora e 3 espécies de animais.
O grupo de alunos também partiu à descoberta do solo da escola, preenchendo a ficha “propriedades do solo” que lhes foi fornecida.
Após esta aula ao ar LIVRE os alunos concluíram as suas pesquisas em sala de aula colocando informações sobre as espécies como nome vulgar, nome científico e outras curiosidades.
Posteriormente na aula de TIC, os alunos fizeram a conclusão das páginas das espécies escrevendo as informações e montando quer a fotografia quer a ilustração por eles feita.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 48 alunos, turmas 5º D e 8º F.
Nas aula de ciências naturais e TIC.

Divulgação:
A divulgação foi feita à posteriori desta atividade no placard existente no bloco A pertencente ao programa eco escolas.
Assim toda a comunidade educativa pôde perceber o decorrer da atividade “a biodiversidade da minha escola” e as suas principais conclusões ou seja a identificação de árvores , a flora que existe na escola, como a fauna.
A atividade também foi divulgada no Facebook da do agrupamento de escolas Augusto Cabrita.