A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3/S Padre António Morais de Fonseca (Murtosa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Ficha Caracterização do Solo

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Foram envolvidos todos os alunos das quatro turmas do 8ºano,
O projeto “Biodiversidade da minha escola” foi o ponto de partida para o conhe-cimento da biodiversidade, do biótopo, da compreensão das dinâmicas das inte-rações entre os seres vivos e destes com o meio, num contexto concreto da realidade envolvente.
Neste enquadramento foi importante o visionamento de um excerto do filme “Encontro D`Águas- Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar”, de Daniel Pi-nheiro (https://youtu.be/PqOcqW8HWUE?si=3B56mJ3MG1O6kIJp&t=160).
Como estratégia de trabalho a planificação de uma saída de campo, a proposta do “caderno de campo”, associado ao registo fotográfico que lhes permitiria pos-teriormente, criar um esboço/representação do ser vivo, pesquisar informações complementares, que reconheceram pouco ou nada saber sobre as populações biológicas que faziam parte dos avistamentos diários na escola e no parque da Saldida, espaço de lazer em frente à escola.
Numa dinâmica interdisciplinar envolvendo as Ciências Naturais, Físico-Química e Oferta Complementar de Escola, bem como interação com alunos do centro de apoio à aprendizagem (Valência de autismo e multideficiência) na produção de um coletor a utilizar numa das saídas de campo. Os alunos alargaram o co-nhecimento dos seres vivos, do biótopo, bem como tiveram oportunidade de os representar, em diferentes técnicas, quer inseridos na paisagem local, dando vida a projetos como “muros com vida” ou “caderno de campo” , em ambos, espelhando a “ A Biodiversidade da Minha Escola”.
Assim, os alunos, em grupo, levantaram questões, planearam uma saída de campo, realizaram atividades laboratoriais, encontraram dificuldades e procura-ram soluções, produziram materiais e deste contacto com os seres vivos exis-tentes na zona envolvente recolheram dados para a caracterização de um ecos-sistema e comunicaram as suas descobertas, através de canais no Teams, cria-dos para esse efeito, em apresentações orais e na exposição de trabalhos ainda a decorrer.
Considero que este projeto permitiu o desenvolvimento de diversas competên-cias essenciais das disciplinas envolvidas, mas também do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Despertou curiosidades sobre histórias da sua região, sobre a toponímia dos lugares, que são nomes de seres vivos que até agora lhes eram desconhecidos, no contexto da sustentabilidade e da ges-tão de recursos, a prática tradicional da agricultura e da pesca são modelos a revisitar.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos todos os alunos do 8ºano (quatro turmas).
Iniciou-se o projeto com o visionamento de um excerto do filme “Encontro D`Águas- Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar”, de Daniel Pinheiro.
Os alunos, em grupo, levantaram questões e planearam uma saída de campo onde registaram fotos das espécies na envolvência da escola.
Nas disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química e Oferta Complementar de Escola realizaram atividades laboratoriais, procuraram soluções, recolheram dados para a caracterização de um ecossistema e produziram materiais a partir do contacto com os seres vivos existentes na zona envolvente.
Por fim, comunicaram as suas descobertas através de canais no Teams, criados para esse efeito, em apresentações orais e na exposição de trabalhos.

Divulgação:
Através de uma exposição de trabalhos que assinalou o “Dia da Biodiversidade” e através do projeto “Muros com Vida”.