A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 de João Pedro de Andrade (Ponte de Sor)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5ºAno

N.º de Participantes:
20 alunos

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Caraterização do solo

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O projeto foi desenvolvido no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, alusivo aos temas/conteúdos em estudo – O solo suporte de vida; A Biodiversidade de Seres Vivos e Educação Ambiental. O desafio foi lançado aos alunos pela docente das referidas disciplina, que desde logo manifestaram interesse em participar no projeto Eco Escolas – A Bio e Geodiversidade da Minha Escola. Ao longo do semestre foram realizadas aulas de campo, durante as mesmas foram realizados feitos registos, das suas observações. Realizaram-se atividades práticas no laboratório da escola. No final todo o trabalho foi compilado num “Caderno de Campo”.

Envolvimento dos alunos:
Os 20 alunos "dividiram-se" em grupos de trabalho.
Procederam a registos fotográficos.
Usaram materiais de campo (pá, ancinho...).
Os alunos envolveram-se com empenho no projeto, demostraram vontade de enriquecer os conhecimentos já adquiridos ao longo das aulas.

Divulgação:
A divulgação será feita no dia 12 de junho, na presença de um Cientista que se deslocará à Escola.