A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Jacinto Correia (Lagoa (Algarve))

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8ºANO

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ebook realizado

Ficha de caracterização do solo:

Perfil do solo

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Os alunos das turmas de 8ºano da Escola Jacinto Correia, na disciplina de CCS, desenvolveram o projeto “Geo e Biodiversidade na minha Escola” - projeto no âmbito do programa Eco Escolas.
O trabalho foi apresentado aos alunos e a partir daí foram planificadas um conjunto de aulas de caráter mais prático e experimental com vista à elaboração do produto final. Tendo os alunos sido sempre os mentores de todo o projeto foram realizadas aulas de pesquisa que nos permitiram pesquisar o perfil do solo e criar protocolos experimentais para a determinação do pH e da permeabilidade do solo. Os alunos criaram os protocolos, planificando e pondo em prática as atividades experimentais realizadas, retirando as respetivas conclusões. Recorrem para esta tarefa a plataformas tecnológicas atuais, nomeadamente à Inteligência Artificial.
Foram ainda realizadas aulas ao ar livre para recolha de amostras de solo, recolha de imagens de seres vivos e realização de aulas experimentais, fomentando o contacto com a natureza.
O trabalho foi feito em articulação disciplinar e articulação entre turmas envolvendo as turmas do 8A, 8B, 8C, 8D e 8E (cerca de 100 alunos) da Escola e as disciplinas de CCS (Ciências, Cidadania e Sustentabilidade), Física e Química, Ciências Naturais e Educação Visual trabalhando assim o programa Eco Escolas e o Plano Nacional das Artes (programa desenvolvido no Agrupamento de escolas).

Envolvimento dos alunos:
Os alunos empenharam-se bastante sendo os motores das atividades desenvolvidas, havendo articulação entre turmas e disciplinas.

Divulgação:
Para a divulgação do trabalho foi criado um e-book, divulgado nas redes sociais do Agrupamento, e um livro físico que esteve exposto na receção da Escola para consulta dos visitantes e esteve exposto na Comunidade envolvente em exposições realizadas.