A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica do Castelo (Sesimbra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7º ano e 8º ano de escolaridade

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho resultou de uma colaboração dos professores do departamento de ciências e envolveu, nas respetivas áreas curriculares, as disciplinas de ciências naturais, físico-química e matemática.
Biodiversidade na minha escola: Os alunos do 8º ano de escolaridade da turma C procederam à identificação das espécies através de uma aplicação móvel, e preencheram uma ficha de identificação muito simples. A turma F de 7º ano, com o auxílio do professor de matemática, encontrou algumas das árvores dos espaços verdes da escola, identificadas pelos colegas, e determinou a sua altura, utilizando critérios de semelhança de triângulos, através da medição do comprimento das sombras das árvores e dos alunos.
Geodiversidade na minha escola: A turma G do 7º ano de escolaridade, com a professora de ciências naturais, ficou responsável pela análise dos solos: recolheu, analisou, preparou algumas amostras, interpretou e analisou os resultados. Para complementar os resultados obtidos, na disciplina de físico-química, a turma A do 8º ano, determinou o pH das várias amostras de solo. O estudo da geodiversidade permitiu selecionar uma área da escola, junto à portaria, para cultivo de algumas espécies endémicas, por ser a única com algum solo menos compacto e já atualmente com alguma rega, pois também não se pretende aumentar o gasto deste bem precioso. Assim, os alunos procederam à plantação de algumas espécies tais como o alecrim, loureiro, quercus, entre outras, fornecidas pela empresa Secil.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 97 alunos pertencentes a 4 turmas, do 7º e 8º ano de escolaridade. Nas várias fases do projeto, após as linhas diretrizes dadas pelo professor, os alunos em grupo decidiram, por exemplo, quais os diferentes locais para recolha das amostras de solo e qual o material de laboratório necessário para realizar o procedimento. Os alunos também ficaram responsáveis pelas capturas de imagens para o concurso.

Divulgação:
A divulgação será efetuada à comunidade educativa no dia 13 de junho, Dia das Ciências, onde o projeto Eco-Escolas terá um espaço de divulgação para as atividades realizadas. Posteriormente, será enviada a notícia para o jornal da escola LookAES.