A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Ficha de Caracterização do Solo

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Este desafio constituiu mesmo um desafio!
Começamos o nosso trabalho com uma saída de campo. Os alunos, munidos de uma sebenta e lápis, percorreram todo o espaço exterior da escola: jardins, canteiros, horta, passeios e foram observando e registando o que viam.
Ao mesmo tempo, a professora fotografou diversos animais e plantas e foi dizendo os nomes dos mesmos. As crianças tiveram a oportunidade de ver, ouvir e cheirar!
De seguida, foi feita uma recolha de solo da horta e logo aí, exploramos o conceito de permeabilidade, realizando uma experiência simples de colocar água na terra e verbalizar o que viram.
Já na sala de aula, todas as crianças tiveram a oportunidade de observar animais mortos, conservados em álcool, iguais aos que encontramos no exterior. Estes animais têm vindo a ser recolhidos ao longo do ano quer pelos alunos, quer pela professora. Para tal, usaram lupas e microscópio.
O trabalho de pesquisa e de registo na Ficha de Espécie foi feito em grupos, na sala de aula, usando o computador individual. O desenho e pintura dos seres vivos foi individual.

Envolvimento dos alunos:
Realizaram este desafio 24 alunos do 2º ano de escolaridade. Todos participaram nas diferentes fases do trabalho: umas etapas foram desenvolvidas individualmente, outras em grupo.

Divulgação:
O Caderno de Campo, depois de concluído, foi apresentado às restantes turmas da escola.