A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Secundária Alexandre Herculano (Porto)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
De forma a colmatar as aprendizagens das aulas sobre a biodiversidade na disciplina de ciências naturais, foi realizada uma atividade de campo, em que a turma do 8ºA foi dividida em pequenos grupos e dadas as indicações de que, com a ajuda de aplicações para o smartphone, como a PlantNet e a iNaturalist, deveriam identificar 6 espécies de flora, micro e macrorganismos. Para isso, teriam que preencher a folha do caderno de campo, onde teriam que colocar a fotografia da espécie, uma ilustração, o nome vulgar, o nome científico, as principais características (que podiam ser a que estar a ver e fazer uma pequena pesquisa na internet), a localização da espécie na escola e, por fim, colocar a data e o local onde foi realizado o trabalho de campo.
Posteriormente, foi dada a indicação para cada grupo passar a informação do papel para o computador, tendo usado a plataforma "Canva".
Na última aula deste trabalho de campo, foi realizada uma experiencia em laboratório, em que foi retirado uma amostra do solo, analisando a sua dureza, permeabilidade e identificado a rocha-mãe.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 22 alunos de uma turma do 8º ano.

Divulgação:
A divulgação esta previsto acontecer no Dia da Biodiversidade, mas tendo em conta as dificuldades de gestão de agenda devido às provas de aferição, só foi possível divulgar no dia 5 de junho, que coincidiu com o Dia do Ambiente.
As folhas do caderno de campo foram afixadas pela escola e ainda está a decorrer a realização de placas em madeira para colocar junto a algumas das espécies identificadas para o conhecimento de toda a comunidade educativa das mesmas.