A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Secundária Daniel Faria - Baltar (Paredes)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
10.ºano

N.º de Participantes:
5

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi contextualizado no âmbito do programa da disciplina de Biologia e Geologia (10.º ano): domínio Biodiversidade.
Na 1.ª fase, os alunos procederam à identificação de espécies de flora no recinto escolarar, com recurso à aplicação INatarulist.
Numa 2.ª fase, realizaram-se os trabalhos práticos:
- Textura do Solo - protocolo em: https://drive.google.com/file/d/1fYwtKchiDYk_k3UoTZO9p5GHiKTve2P3/view?usp=drive_link
- Qual é a diversidade de animais no solo? - disponível no manual escolar "Odisseia 10" pág.19)
Por último, procederam à redação do e-book: https://read.bookcreator.com/jk0oCzrnUNe3aFYkIsTGtoIC3lz1/jG3nj_FCQOScB01PfsGtiw

Envolvimento dos alunos:
Frequentam a disciplina de Biologia e Geologia 5 alunos de 2 turmas diferentes (10.ºB e 10.ºC). Estes mostraram-se bastante envolvidos nas diferentes fases do projeto e revelaram espírito reflexivo, crítico e criativo. Foram capazes, ainda, de cooperar no planeamento, organização e produção de um projeto comum.

Divulgação:
A divulgação do projeto foi agendada para o dia 5 de junho, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, nas redes sociais do Agrupamento de Escolas