A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5.º e 6.º anos

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Os alunos do 2.ºCiclo, da Escola Básica do vale de S. Torcato, na disciplina de Ciências Naturais desenvolveram o projeto “Geo e Biodiversidade na minha Escola” - projeto no âmbito do Programa Eco Escolas.
O projeto foi apresentado aos alunos pela Coordenadora do Programa Eco-Escolas e posteriormente com a colaboração das professoras de Ciências Naturais foi planificado.
O Laboratório da Paisagem promoveu algumas sessões na escola, alusivas à fauna e Flora existente no recinto escolar, que serviram de motivação. Posteriormente, os alunos fotografaram algumas espécies e procederam à sua identificação. Recolheram algumas informações, através de pesquisas na internet, de espécie observadas, que serviram para a realização dos trabalhos.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos todos os alunos do 2.º Ciclo.
O trabalho de pesquisa e observação foi feito pelos discentes, embora orientados pela professora de Ciências Naturais e pela Coordenadora do Programa Eco-Escolas. O trabalho foi realizado a pares e/ou em grupo.
Os alunos empenharam-se bastante sendo os motores das atividades desenvolvidas, havendo articulação entre turmas.

Divulgação:
O trabalho foi divulgado no placar do Eco-Escolas do Agrupamento e na Plataforma do Programa Eco-Escolas.