A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º ano

N.º de Participantes:
70

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (8.º ano) em articulação com o Clube Ciência Viva e o Eco-Escolas. Para registar e identificar seres vivos, os alunos aprenderam a utilizar a aplicação móvel iNaturalist. Todas as fotos de seres vivos registadas pelos alunos na app iNaturalist foram publicadas no projeto da escola na BioDiversity4All (https://www.biodiversity4all.org/projects/ccv-escola-b-sec-ourem), pois a Biodiversity4All corresponde à plataforma iNaturalist em Portugal. Para a preparação das páginas do caderno de campo, os alunos pesquisaram informação na internet (Flora-On, Flora Digital de Portugal, Museu Virtual da Biodiversidade, Wikipédia, etc) e desenharam alguns dos seres vivos fotografados.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 69 alunos do 8.º ano neste projeto. Os alunos utilizaram a aplicação móvel iNaturalist para registar, fotografar e identificar múltiplas espécies de plantas, animais e alguns fungos, em saídas de campo. Alguns alunos realizaram também observações de seres vivos nas proximidades das suas casas ou em passeios com as suas famílias. Ao todo, os alunos realizaram mais de 1250 observações de seres vivos, correspondendo a cerca de 250 espécies selvagens e 50 espécies de plantas cultivadas e animais domésticos. Depois do trabalho de campo, cada aluno escolheu uma das espécies que fotografou para preparar uma página para o caderno de campo do Eco-Escolas. Alguns alunos fizeram desenhos da sua espécie. Os alunos participaram com entusiasmo nas atividades do projeto, sobretudo nas saídas de campo, e começaram a conhecer e a valorizar a biodiversidade local.

Divulgação:
Todas as fotos de seres vivos obtidas pelos alunos estão publicadas no projeto da escola na plataforma BioDiversity4All (https://www.biodiversity4all.org/projects/ccv-escola-b-sec-ourem). Este projeto foi também divulgado nas páginas do Clube Ciência Viva na Escola (https://sites.google.com/aeourem.pt/ccv-aeourem?pli=1).