A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 da Maia (Maia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Os 6 professores das disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química que lecionam 8º ano, em reunião disciplinar, criaram o modelo das fichas da espécie e solo, elaboraram as fichas de trabalho correspondentes às atividades práticas de caracterização do solo e definiram a metodologia a utilizar, o agendamento e articulação entre as duas disciplinas envolvidas em DAC.
Em sala de aula, após os alunos terem aprendido os conceitos de diversidade específica, de diversidade genética e de diversidade de ecossistemas, bem como a importância da biodiversidade e saber distinguir espécies autóctones de espécies exóticas, o professor apresenta a atividade explicando que os alunos deverão formar grupos de 4/5 alunos, cabendo a cada grupo escolher duas espécies existentes no espaço escolar para a realização do seu trabalho. São fornecidas as informações das tarefas a executar no trabalho de campo (observação da biodiversidade do recinto escolar, seleção das espécies pretendidas (fauna e flora), captura de imagens dos exemplares escolhidos (alertando para a procura de pormenores) e posteriormente em sala de aula (identificação das duas espécies e preenchimento da respetiva ficha da espécie). Foram também explicadas as regras de escrita do nome científico das espécies. Os passos do trabalho são também apresentados visualmente, recorrendo ao computador e projetor.
Após a formação dos grupos e prestados os esclarecimentos necessários, os alunos deslocam-se ao espaço exterior dos pavilhões munidos dos seus telemóveis para a captura das imagens das espécies encontradas/escolhidas, circulando autonomamente por todo o recinto escolar. Regressando à sala de aula, em hora previamente definida, são apresentadas as escolhas efetuadas e as imagens capturadas e inicia-se a identificação das duas espécies, com os seus nomes comuns e científicos, utilizando aplicações móveis e os guias de identificação disponibilizados no classroom da turma. Após a definição das espécies segue-se a pesquisa sobre as características das mesmas, com auxílio do material fornecido ou outros elementos bibliográficos, seleção da informação e produção de texto para preenchimento da ficha da espécie para cada uma delas e elaborada a ilustração respetiva. As fichas de espécie, devidamente preenchidas, são entregues por cada grupo através do classroom da turma e depois de verificada a correção das informações contidas na ficha da espécie, cada grupo apresentou à turma o seu trabalho e são escolhidas as fichas de espécie com melhor qualidade.
Relativamente à caraterização do solo foram realizadas em três aulas de 50 min as atividades previstas nas fichas de trabalho elaboradas, de forma a que a turma preenchesse uma ficha de caracterização do solo conjunta.
Posteriormente os professores selecionaram de entre todos os livros de campo elaborados, aquele que é enviado, tendo em conta a identificação correta (nome vulgar e nome científico) de cada espécie, aplicação das regras de nomenclatura científica, informação correta e pertinente, expressão escrita correta, clara e concisa, qualidade da imagem e da ilustração e correção da caraterização do solo.

Envolvimento dos alunos:
A atividade foi desenvolvida em todas as turmas de 8º ano da nossa escola nas disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química, correspondendo a cerca de 190 alunos que realizaram colaborativamente trabalho de campo, atividade experimental, pesquisa de informação, produção de textos e ilustração.
O DAC cumpriu os objetivos previstos, tendo os alunos aderido com entusiasmo às atividades propostas, cumprido os prazos estabelecidos e revelado empenho e cooperativismo. De salientar o elevado interesse e envolvimento dos alunos neste tipo de aprendizagem ativa, de ligação à natureza.

Divulgação:
Foi elaborado um livro de campo com todas as espécies selecionadas pelas turmas, o qual esteve à disposição da comunidade educativa na exposição de Bio e Geodiversidade, que esteve patente no polivalente da escola durante a semana cultural do Agrupamento. Após a exposição o livro de campo foi doado à biblioteca da escola.