A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica Dr. Costa Matos (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo do trabalho realizado sobre o solo

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Este trabalho foi proposto em todas as turmas de 8.º ano como um trabalho de projeto a realizar em algumas aulas práticas da disciplina de Ciências Naturais.
Divulgamos o trabalho na Classroom e acompanhamos parte da realização do mesmo nas aulas práticas. Após a apresentação dos trabalhos, as professoras trouxeram os alunos para o exterior para observar a biodiversidade e começarem a olhar para o que os rodeia de outra forma. Esta fase decorreu no primeiro semestre.
No 2º semestre, os alunos, em grupo, fizeram todos os passos do trabalho, descarregaram aplicações que auxiliam na identificação de espécies e foram selecionando os seres vivos, fotografando-os com o telemóvel, procederam à sua identificação, realizaram a ilustração dos mesmos e preencheram fichas de identificação.
Foi feita uma atividade experimental sobre o solo e estudaram em sala de aula todos os conteúdos necessários ao desenvolvimento dos trabalhos.
Todo o trabalho foi acompanhado pelas docentes de CN e entregue na Classroom ou em papel.

Envolvimento dos alunos:
Nº de alunos participantes – Todos os alunos das turmas de 8.º ano - aulas de Ciências Naturais
8.º A – 17 alunos
8.º B – 22 alunos
8.º C – 26 alunos
8.º D – 25 alunos
8.º E – 20 alunos
8.º F – 16 alunos
8.º G – 18 alunos
8.º H – 20 alunos
8.º I – 19 alunos
Total = 183 alunos
Os alunos realizaram todo o trabalho em grupos de 3 ou 4 elementos.

Divulgação:
A divulgação dos trabalhos foi feita de diversas formas: na Classroom, no Padlet da turma, na turma de manuais digitais, e nos vidros das janelas das salas de aula das turmas, para que toda a comunidade escolar pudesse conhecer o trabalho desenvolvido.