A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Profissional de Aveiro (Aveiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º e 9ºano

N.º de Participantes:
40/50

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A atividade foi planificada previamente, tendo os seguintes objetivos: desafiar as escolas a utilizar o exterior da escola para projetos de aprendizagem ativa em trabalho de campo; conhecer e dar a conhecer a diversidade de espécies que “visitam” os espaços exteriores da escola, desenvolver as competências inerentes à aprendizagem baseada em projetos; incentivar a ligação à natureza pela comunidade educativa: conhecer para proteger. As turmas do 9ºano foram organizadas em três grupos distintos, consoante as espécies a catalogar: o grupo 1 ficou responsável por catalogar espécies de insetos, o grupo 2 plantas e flores e o grupo 3 aves. Uma vez que trabalhamos com a plataforma Teams, foi-lhes previamente disponibilizado todo o material de consulta, nomeadamente "links" com ligação para páginas de Internet e ficheiros com informação sobre espécies de aves, insetos, plantas e flores, devidamente dividida pelos grupos. Essa publicação do Teams também continha o "link" que permitia a instalação da aplicação "Biodiversity4all" (app), pelo que enquanto os alunos faziam uma breve pesquisa sobre as espécies existentes em Aveiro, orientei-os para a instalação da aplicação. Seguidamente, realizámos a saída de campo, ainda durante o início da manhã. Os alunos, divididos nos grupos definidos previamente, fizeram a observação das espécies, tirando ao mesmo tempo fotos através da aplicação "Biodiversity4all", obtendo assim os resultados que permitem a catalogação dessa espécie. Depois de guardadas as informações nos respetivos "smartphones", foi altura de ir para a sala e preencher o caderno de campo, com a identificação do nome e turma do aluno, a foto original da espécie, um desenho a lápis de cor, nome da espécie (vulgar e científico), principais características, localização da espécie na escola, data e local da observação. Privilegiámos a manhã para a observação e saída de campo, pois a nossa escola é localizada no centro de Aveiro e estávamos com receio de não conseguir observar árvores perto do recinto da escola. No entanto, esta atividade decorreu durante a manhã e parte da tarde, com a duração total de 7h.
Envio abaixo o plano de ação que foi utilizado:
No âmbito do Programa Eco-Escola, este projeto tem como principal objetivo dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar.
O desafio lançado às Eco-Escolas será o de documentar a diversidade de espécies de flora, líquenes, cogumelos, aves, insetos e répteis que encontram no recinto escolar, através da observação das mesmas, da pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações.
Objetivos:
- Desafiar as escolas a utilizar o exterior da escola para projetos de aprendizagem ativa em trabalho de campo;
- Conhecer e dar a conhecer a diversidade de espécies que “visitam” os espaços exteriores da escola;
- Desenvolver as competências inerentes à aprendizagem baseada em projetos
Incentivar a ligação à natureza pela comunidade educativa: conhecer para proteger;
Procedimento:
1. Realizar sessões de observação de flora e fauna no recinto escolar e/ou espaço envolvente. Por exemplo, poderão ser constituídos diferentes grupos, cada um encarregue do levantamento de determinado grupo de espécies (aves, insetos, plantas, etc), ou poderão realizar sessões dedicadas a cada um dos grupos (dia das aves, dia das árvores, dia dos insetos, etc).
2. Antes de iniciar as observações, é importante identificar as características de cada grupo, de modo a adequar os procedimentos de observação. Por exemplo, a observação de aves deve ser realizada no início ou no final do dia, altura em que estão mais ativas, sendo mais fácil sua observação.
3. Identificar as espécies, com auxílio de guias de identificação ou outros elementos bibliográficos e de aplicações móveis, como o iNaturalist / Biodiversity4All (instruções aqui).
4. Capturar imagens (utilizando máquina fotográfica e/ou telemóvel) das espécies encontradas e elaborar uma ilustração de cada espécie identificada.
5. Elaborar um caderno de campo com o registo das espécies identificadas. Cada página do caderno deve ser dedicada a apenas uma espécie e deverá conter a seguinte informação: nome da espécie (vulgar e científico), principais características, uma fotografia e uma ilustração da espécie, localização da espécie na escola (para espécies de flora e fungos), data e local da observação.
6. Estes são os elementos obrigatórios, mas podem ser incluídas mais informações que considerem pertinentes. "

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos alunos de três turmas, a turma T2BF, do primeiro ano do Curso de Educação e Formação (CEF) de Cuidador/a de Crianças e Jovens, tipo II (possibilita a certificação do 9ºano em 2 anos), a turma T2BE, do primeiro ano do Curso de Educação e Formação (CEF) de Cuidador/a de Crianças e Jovens, tipo II e a turma T3AN, do CEF Cuidador/a de Crianças e Jovens, tipo III (que possibilita a certificação do 9ºano em 1 ano). Isto porque, após uma auscultação inicial a todas as equipas de CEF da escola, foram as que mostraram mais interesse em participar nesta atividade. Destas turmas 2 são relativamente pequenas (15 alunos cada, sensivelmente), pelo que apenas tive a participação de cerca 40 a 50 alunos no total. As atividades foram realizadas na terceira semana de "MapSkills/BootCamo", que decorreu de 9 a 12 de abril, cada turma em dia diferente, com a duração de cerca de 7h. Privilegiámos a manhã para a observação e saída de campo, pois a nossa escola é localizada no centro de Aveiro e estávamos com receio de não conseguir observar árvores perto do recinto da escola. No decorrer da atividade os alunos estiveram dedicados, concentrados e bastante motivados, o que me orgulhou bastante, pois o perfil dos nossos alunos é caracterizado por jovens provenientes de famílias destruturadas, com carências económicas e que não gostam da escola. O resultado foi surpreendente, pois foi possível motivá-los para o ambiente, cidadania e bem-estar animal. Estes alunos não têm Ciências Naturais no seu plano curricular, pelo que esta atividade foi também importante para lhes abrir os horizontes. O resultado foi muito positivo, pois os alunos mostraram-se interessados. No entanto tivemos alguns problemas com a instalação da aplicação nos telemóveis, o que condicionou bastante o número de trabalho devidamente caracterizados.

Divulgação:
A divulgação na comunidade educativa, foi feita através da rede social interna, o "Viva Engage" e das redes sociais, nomeadamente a página de "Facebook" e do "Instagram" da Escola Profissional de Aveiro.
https://www.facebook.com/share/p/GsWMeUPpkAyiPj2o/
https://www.facebook.com/share/p/aN8gkCrjX1YqkmbV/
A divulgação foi feita juntamente com outras atividades no âmbito da disciplina de "Cidadania e Desenvolvimento".