A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
3.º ano B e 4.º ano B

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Ficha de caracterização do solo

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Primeiramente, abordamos o conceito de Biodiversidade, visualizando alguns vídeos temáticos sobre o assunto e explorando alguns livros. De seguida, passamos para a exploração do jardim da escola, com o intuito de identificar plantas e organismos ali existentes, recorrendo ao google lens. Considerando a existência de uma grande variedade de plantas foi necessário proceder à seleção das mesmas e dos organismos a pesquisar para o Caderno de Campo. Após esta fase, procedemos à pesquisa em livros existentes na Biblioteca, fazendo um breve resumo a constar na ficha de identificação dos respetivos organismos e plantas. Ainda, realizou-se uma ação de sensibilização/workshop intitulado "Contigo Floresta", com o apoio do IFCN, de modo a ajudar os alunos a identificarem as plantas e o solo, ao mesmo tempo que exploraram outros materiais oferecidos pela floresta e cultivaram plantas endémicas, como a oliveira-brava e o marmulano. O trabalho final foi compilado em livro para ficar na Biblioteca, com a possibilidade de ir adicionando outras fichas de identificação dos restantes elementos do nosso jardim e é passível de consulta pelas outras turmas e/ou alunos na escola. Igualmente, este trabalho tem vindo a ser partilhado no Facebook da escola, em articulação com outras atividades, como o projeto “Jardim às cores”. Os alunos criaram, ainda, as placas de identificação de várias plantas existentes no jardim da escola, participando no concurso da CMF “Uma escola, um jardim”.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidas duas turma de 3.º e 4.º anos com um total de 20 alunos, embora as restantes turmas de 3.º e 4.º anos também tenham realizado trabalhos na área da Biodiversidade e colaborado noutros projetos como “Um jardim às cores”, de modo a ajudarem a manter aquele espaço cuidado. Igualmente, estas turmas estão a desenvolver trabalhos para outros desafios relacionados com a Biodiversidade. O envolvimento dos alunos passou pela exploração do jardim, a identificação das plantas/organismos observados, a pesquisa de informação, a colocação de placas de identificação previamente feitas e a elaboração do caderno de campo.

Divulgação:
O trabalho em questão é divulgado à comunidade educativa em diferentes momentos: através de exposição, do Facebook da escola e da CMF e da Biblioteca da escola.