A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto (Celorico de Basto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
9º anos

N.º de Participantes:
20 alunos + 4 professores

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Solo areno argiloso com pouca capacidade para retenção de água. solo pobre que vai sendo enriquecido com terra vegetal proveniente dos nossos compostores.

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Aproveitando a nomenclatura do ano anterior foi feito o enquadramento do projeto em sala de aula com alguns alunos de diferentes turmas do 9º ano, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais. Realizamos alguns períodos de aula no campo onde fizeram o levantamento de algumas, das muitas espécies, de flora, fauna, líquenes, aves, insetos e répteis do espaço escolar da nossa escola. Cada aluno envolvido e com recurso ao telemóvel e à aplicação iNaturalist, fotografou e identificou uma espécie, que posteriormente nas aulas de Educação Visual, fizeram a respetiva ilustração.

Envolvimento dos alunos:
Estiveram envolvidos 20 alunos das 4 turmas do 9º ano da escola.
Os alunos em parte de uma ou outra aula de CD, ou mesmo no seu tempo livre foram selecionando espécies, recorrendo ao seu telemóvel, que posteriormente com a ajuda da docente de E. Visual, ilustraram as espécies selecionadas.

Divulgação:
A divulgação foi feita nas reuniões das várias equipas pedagógicas, nas reuniões de avaliação e nas redes sociais do clube.