A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Educação pré-escolar

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Depois de percebemos que a terra do  nosso recreio era sobretudo argilosa, tivemos que fazer canteiros elevados e misturar turfa.

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho tinha como objetivo promover a compreensão e a valorização da biodiversidade entre as crianças, incentivando a curiosidade e o respeito pela natureza. Dividimos o trabalho em várias etapas: planificação (definir objetivos, pesquisa e recolha de material, plano de aulas), organização (recursos, divisão de tarefas, calendarização), implementação (atividades, experiencias, visitas de campo) e avaliação (avaliar a participação e futuras ações). Iniciámos a temática com a visualização de um filme alusivo à biodiversidade e explorámos o significado de palavras do mesmo grupo lexical. Como o recinto escolar, agrupa uma grande variedade de plantas e pequenos animais, atraídas pelo charco, foi necessário seleccionar alguns para objeto de estudo. Ao longo do ano as crianças descobriram e exploraram a fauna e flora que encontravam no jardim e no espaço circundante, através de fotografias, pesquisas em enciclopédias na biblioteca e registos. Para tal utilizámos diferentes espaços (a sala, o laboratório, o jardim exterior, a biblioteca e a sala da robótica), executando atividades interdisciplinares de pesquisa de informação, ciências experimentais, programação e robótica, excitando outras literacias e promovendo ambiente inovadores de aprendizagem. Fomentámos sempre o trabalho colaborativo, de forma a poder incluir todas as crianças e procurámos que as atividades tivessem um caráter lúdico e prático, indo ao encontro dos seus interesses. Para que as crianças pudessem acompanhar o crescimento de algumas plantas, desde a semente ao fruto, explorámos as sementes, fizemos sementeiras, atividade experimentais com plantas e a horta biológica em suporte elevado. Contámos com a colaboração dos encarregados de educação na elaboração dos comedouros e abrigos para os pássaros, que nos visitam com frequência, que foram colocados no exterior. Finalmente as crianças tiveram oportunidade de observar alguns materiais que são utilizados na construção dos ninhos (ninhos abandonados) e perceberam que por vezes as aves utilizam plásticos, cordas e outros que podem colocar em perigo a vida das crias. Depois de percebemos que a terra do nosso recreio era sobretudo argilosa, tivemos que fazer canteiros elevados e misturar turfa, para fazermos a nossa horta biológica.

Envolvimento dos alunos:
Estiveram envolvidos 3 grupos de crianças que partilham o mesmo recinto escolar. Participaram na recolha, observação, pesquisa e registo das espécies em estudo. Deram a conhecer em casa algumas aprendizagens que fizeram relacionadas com as espécies rústicas. Envolveram-se nos registos das espécies selecionadas e partilharam-nos com os colegas expondo no espaço da escola para o efeito. Na sala das ciências observaram, experimentaram, testaram, colocaram hipóteses e partilharam aprendizagens. Participaram na observação dos caracóis, e plantas descobrindo particularidades, a sua importância na natureza e a necessidade de os proteger. Numa atividade de robótica, num tapete criado para o efeito, perceberam que num ecossistema estão incluídos também a água, o vento, as pedras e a terra e que todos colaboram para que o meio ambiente seja sustentável. Com a colaboração dos pais construíram os comedouros, abrigos para os pássaros e o hotel de insetos, explicando os materiais que utilizam na sua construção. Participaram na manutenção do pequeno ecossistema que temos no nosso recinto escolar, cuidando da horta biológica e das flores que ajudam na polinização, das plantas espontâneas, da alimentação dos animais que temos no lago (peixes e rãs) e dos pássaros. Colaboraram também na elaboração do caderno de campo e na elaboração de um cartaz sobre os ninhos.

Divulgação:
A divulgação do trabalho foi feita à comunidade escolar em diferentes momentos e ao longo do ano letivo. Através da exposição dos registos individuais das crianças, da exposição dos abrigos e comedouros, de visitas guiadas ao espaço exterior onde cuidamos de nossa fauna e flora. Fizemos ainda a divulgação na rádio que temos na escola, no site do AEA e no jornal local. As crianças participaram também na elaboração de um cartaz sobre os materiais que formam os ninhos, alertando para o perigo de deixar lixo não degradável espalhado na natureza. Estas atividades foram também divulgadas através do projeto “ Pequenos agricultores” da CV de Aveiro em que as crianças participaram. O projeto " a Biodiversidade na nossa escola" permitiu envolver as crianças de forma ativa e lúdica, promovendo uma aprendizagem significativa sobre a importância da biodiversidade na vida do planeta e do papel de cada espécie, incluindo a nossa, na sua preservação.