A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 da Freixianda (Ourém)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado e realizado em articulação entre o Eco-Escolas e a disciplina de Ciências Naturais, com o apoio da Educação Especial. O trabalho relativo à biodiversidade foi realizado nas aulas de Ciências Naturais do 8.º ano, que incluíram saídas de campo na zona envolvente da escola. Antes da primeira saída de campo, os alunos aprenderam a utilizar a aplicação móvel iNaturalist para registar, fotografar e identificar os seres vivos observados. Foi pedido aos alunos que se focassem em espécies selvagens (plantas silvestres, fungos e animais selvagens). Todas as fotos de seres vivos obtidas pelos alunos foram publicadas no projeto da escola na plataforma BioDiversity4All (https://www.biodiversity4all.org/projects/trilhos-da-biodiversidade-e-b-2-3-de-freixianda). Esclarece-se que a aplicação iNaturalist funciona conjuntamente com a plataforma BioDiversity4All, que corresponde em Portugal ao iNaturalist, uma rede internacional de ciência cidadã. Para a preparação das páginas do caderno de campo, os alunos pesquisaram informação e ilustraram alguns dos seres vivos fotografados que foram identificados até à espécie. A caracterização do solo foi realizada numa saída de campo do Clube Eco-Escolas.

Envolvimento dos alunos:
Nas atividades deste projeto, foram envolvidos os 17 alunos do 8.º ano. No campo, os alunos registaram as suas observações e fotografaram múltiplas espécies de plantas e animais com a aplicação iNaturalist. Alguns alunos realizaram também observações de seres vivos nas proximidades das suas casas. Ao todo, estes alunos contribuíram com mais de 250 observações de seres vivos selvagens para o projeto da escola na BioDiversity4All, correspondendo a cerca de 100 espécies selvagens (registadas em 2024) e mais algumas espécies de plantas cultivadas e animais domésticos. Depois do trabalho de campo, cada aluno escolheu uma das espécies que fotografou para preparar uma ficha de espécie para o caderno de campo do Eco-Escolas. Os alunos participaram com entusiasmo nas atividades do projeto, sobretudo nas saídas de campo, e começaram a conhecer melhor e a valorizar a biodiversidade local e o ambiente natural que os rodeia.

Divulgação:
Todas as fotos de seres vivos obtidas pelos alunos estão publicadas no projeto da escola na plataforma BioDiversity4All (https://www.biodiversity4all.org/projects/trilhos-da-biodiversidade-e-b-2-3-de-freixianda), projeto que já foi divulgado e é conhecido na comunidade educativa.