A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Secundária de Valongo (Valongo)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O desafio foi lançado às turmas do 10º CT1 e 10º CT3 pelas suas professoras da disciplina de Biologia e Geologia, dado o interesse e enquadramento no currículo, nomeadamente nos temas: “Diversidade biológica”, “Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos e autotróficos” e “Transporte nas plantas”. A ideia de desenvolver o trabalho de forma colaborativa é porque este se torna mais enriquecedor pela diversidade de ideias e perspetivas, pelo desenvolvimento de competências de relacionamento interpessoal e, naturalmente, pela motivação criada.
Foi explorado o regulamento do trabalho em aula e também foi disponibilizado aos alunos no Google Classroom. Depois agilizou-se entre as duas turmas como iriam desenvolver o trabalho em parceria. Deste modo, criou-se uma aula de laboratório comum em que os alunos recolheram solo, analisaram as suas propriedades e fizeram observações à lupa e ao microscópio dos seres vivos, respetivamente macro e microinvertebrados.
Este ano, por ser o “Ano Internacional da Geodiversidade”, fez todo o sentido que o trabalho não se ficasse só pela Biodiversidade da escola, mas que também fosse abordada a Geodiversidade, por múltiplas razões, como sejam: promover a consciencialização ambiental na conservação da geodiversidade, promover a gestão sustentável dos recursos geológicos, incentivar à educação nesta temática, promover o desenvolvimento sustentável dado que a geodiversidade influencia a biodiversidade, desde logo através dos solos, etc.
Posteriormente foi documentada a diversidade de espécies de flora e de fauna no recinto escolar, através da observação das mesmas, da pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações. Os alunos iniciaram o processo com a instalação de aplicações para telemóvel, como a iNaturalist, PlantNet e Google Lens. Durante as aulas de Biologia e Geologia saíram para o recinto escolar e fizeram o levantamento das espécies, tirando fotografias e identificando as espécies com as aplicações instaladas. Depois, já em sala de aula os alunos fizeram a pesquisa sobre as espécies fotografadas e iniciaram as ilustrações. O Caderno de Campo foi elaborado por uma das alunas que se voluntariou para o fazer, utilizando o Canva.
Para concluir, este trabalho, feito de forma colaborativa, foi mais benéfico para todos, por ter sido mais inovador e motivante.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 51 alunos das turmas CT1 e CT3 do 10º ano.
Os alunos foram desafiados a participar neste projeto, tendo-se mostrado muito recetivos. Desde logo estabeleceram parcerias dentro da mesma turma, mas também com a outra turma que também se encontrava no projeto.
As aulas de laboratório para a elaboração da ficha de caracterização do solo foram realizadas nas aulas de turno, aonde tiveram de identificar a rocha-mãe, a permeabilidade, a dureza e a diversidade biológica. As aulas de microscopia são sempre muito motivadoras, tendo os alunos feito vídeos e imagens das suas observações.
Em alguns casos repartiram tarefas, nomeadamente na consecução do Caderno de Campo, tendo uns alunos ficado com as ilustrações, enquanto outros se dedicaram às pesquisas sobre as espécies. Foram criando documentos Word com as fotografias, ilustrações e pesquisa que seriam depois encaminhadas para a aluna responsável pela criação do Caderno de Campo. Entre eles, e com a ajuda das professoras, fizeram a seleção dos 8 trabalhos que seriam submetidos.
Os alunos encontram-se neste momento a preparar uma exposição de todos os trabalhos para a comunidade educativa, que estará patente na Biblioteca da Escola.

Divulgação:
No que concerne à divulgação na comunidade educativa do projeto “A Bio e Geodiversidade da Minha Escola”, o Caderno de Campo foi colocado nas redes sociais do Eco-Escolas da E. S. de Valongo, nomeadamente no Facebook e no Instagram.
Paralelamente estamos a preparar uma exposição dos trabalhos na Biblioteca da Escola, dado que foram muitos alunos a participar, e cujos trabalhos não puderam integrar o Caderno de Campo, dada a limitação de páginas.