A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite (São João da Madeira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8.º

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Este trabalho associou-se ao projeto "Uma Cidade Biodiversa" do Projeto Educativo Municipal, bem como às comemorações do Dia Mundial do Solo e o Dia Internacional da Biodiversidade. Procurou-se conciliar todas estas iniciativas ao longo do ano, envolvendo as 4 turmas de 8.º ano. Os alunos tiveram uma formação sobre espécies invasoras, monitorizaram e controlaram as espécies existentes no jardim da escola. Além disso também usufruíram de uma formação sobre os serviços dos insetos, nomeadamente os polinizadores, nos ecossistemas. Nestas iniciativas contou-se com a colaboração de técnicas da divisão do ambiente da Câmara Municipal e técnicas do CRE-Porto.
Em articulação entre as disciplinas de Física e Química e Ciências Naturais aprofundaram conhecimentos sobre o efeito de estufa e elaboraram um painel que foi exposto à comunidade escolar juntamente com as "folhas do caderno de campo" sobre a biodiversidade da Serafim no dia 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade. Neste dia só foram expostos os trabalhos de uma turma pois as outras ainda estão a concluir. A identificação das espécies nem sempre foi fácil e ficam algumas dúvidas em alguns trabalhos.
Ainda é pretensão nossa montar, na sequência de todas estas iniciativas, um hotel para insetos; já há a estrutura: uma estante velha!!

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidas as 4 turmas de 8.º ano na generalidade das atividades. Pontualmente uma ou outra turma não participou por falta de tempo, como por exemplo o 8.ºD na montagem do painel sobre o efeito de estufa ou o 8.ºA e 8.ºC nas ações de controlo das invasoras.

Divulgação:
A divulgação foi feita no blog EcoEscolas (https://ecoescolaesl.pt/blog/), nas plataformas digitais do agrupamento e no placar do polivalente da escola