A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8ºF e 8ºG - Ciências Naturais_ Professora Graça Rodrigues

N.º de Participantes:
50 alunos

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Ficha de caracterização do solo.

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Articulando o Projeto “Bio e Geodiversidade da minha escola” e as aprendizagens essenciais sobre os fatores abióticos e sucessões ecológicas, foi possível realizar um conjunto de atividades interessantes e criativas, desenvolvendo várias competências do perfil do aluno.
O Projeto decorreu em 3 etapas:
- Preparação da saída ao recinto escolar: Apresentação e discussão do protocolo e da ficha de registo de resultados; dar a conhecer aos alunos os objetivos da saída ao recinto escolar; instalação da aplicação PlantNet/iNaturalist.
- Saída ao recinto escolar: observação, registo e identificação de fauna e flora do recinto escolar; recolha de solo.
- Realização do projeto final: Realização das atividades do protocolo e registo dos resultados em folha própria. Por fim, elaborar a folha do caderno de campo com a foto, ilustração e caracterização das espécies, bem como a caracterização do solo.

Envolvimento dos alunos:
As turmas participaram de forma entusiasmada em todas as atividades propostas e com o objetivo de comunicar e divulgar ciência.

Divulgação:
O caderno de campo ficará em exposição na biblioteca da escola.