A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Profissional Infante D. Henrique (Porto)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
9º, 10º e 12º

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Caracterização do solo da horta grande da Escola.

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho “A Biodiversidade da minha Escola” foi desenvolvido pelos alunos das turmas do 1º ano do curso CEF de Cozinha; turmas dos 1º e 3 anos do Curso Profissional de Restauração. O trabalho iniciou-se com a apresentação do projeto aos alunos, uma discussão alargada sobre os objetivos que se pretendiam alcançar, dando especial ênfase à importância da preservação da biodiversidade e de que forma cada aluno, no seu dia-a-dia pode fazê-lo. De seguida passou-se à planificação e execução do trabalho de campo. A observação, identificação e registo fotográfico das espécies decorreu nas hortas pedagógicas da Escola e foi orientada pelos professores de Biologia da Escola. Para desenvolver esta fase do trabalho os alunos utilizaram as aplicações PlantNet, iNaturalist, Mushroom identificator, bem como a manuais digitais disponíveis na internet. Através de um formulário online criado para o efeito, foi proposto que os alunos registassem o nome comum da espécie, nome científico e associassem as fotografias realizadas às espécies identificadas. Na etapa seguinte, foi proposto aos alunos que realizassem ilustrações das espécies documentadas. De seguida, colaborativamente os alunos criaram o caderno de campo.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 40 alunos na identificação de espécies das hortas da Escola, ilustração das mesmas e elaboração do caderno de campo.

Divulgação:
A divulgação da atividade foi realizada com uma exposição aberta à comunidade escolar do trabalho realizado pelos alunos.