A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar (Gondomar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Começou por se explicar aos alunos o que se pretendia com o projeto. Depois foi-se para os jardins e horta da Escola apurar os sentidos, observando minuciosamente o solo e as plantas. Nessa altura, o clima não foi muito propício à observação de muitos animais. Poucos insetos e aves se viam.
Numa outra aula voltou-se ao terreno e começaram a efetuar-se registos fotográficos de plantas e animais (poucos se encontravam).
Em sala de aula, os alunos começaram a fazer os desenhos dos seres vivos fotografados, no caderno de campo e pesquisa sobre as características dos mesmos.

Envolvimento dos alunos:
A turma tem 12 alunos. Foram todos envolvidos. No terreno todos procuraram os animais e selecionaram as plantas que fotografaram. Na aula, uns desenharam e outros pesquisaram.
Na atividade sobre a constituição do solo, fez-se uma recolha de solo na horta, levou-se uma amostra de um outro solo e uma amostra de rocha de uma zona em frente à Escola. Fez-se a atividade laboratorial para compreender a composição de um solo.

Divulgação:
No Conselho Eco-Escolas e a partir deste órgão para os restantes membros da Escola.