A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Externato de S. José (Lisboa)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
10.º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
No fim da lecionação dos conteúdos de Geologia e como forma de introduzir o estudo da Biologia foi apresentado aos alunos este trabalho. Logo nessa aula juntaram-se em grupo e definiram quais as propriedades que deveriam estudar para caracterizar corretamente um solo. Numa aula posterior foram recolher amostras de solo em diferentes locais e analisaram em laboratório as propriedades definidas. Mediante esta atividade perceberam o que podia proporcionar ou condicionar a Biodiversidade presente na sua escola. Numa seguinte aula agora de forma individual foram à procura da Biodiversidade, fotografaram e decidiram que espécie iriam estudar. Ao longo do segundo e terceiro período foram incorporando nos seus trabalhos alguns dos conceitos apreendidos na sala de aula. Aqui foi só apresentado partes do trabalho elaborado pelos alunos.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos vinte alunos, da forma exposta em cima.

Divulgação:
Foram partilhadas fotografias dos trabalhos dos alunos através da plataforma Teams. Serão elaboradas placas identificativas das espécies de flora e vai ser elaborado um guião digital de todas as espécies trabalhadas.